Pernambuco terá novos concursos para Bombeiros, e Polícias Militar, Civil e Científica até o fim do ano - PortalPE10
Fotos: Heudes Regis/SEI
Empregos

Pernambuco terá novos concursos para Bombeiros, e Polícias Militar, Civil e Científica até o fim do ano

  O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, garantiu que novos concursos para as Polícias Militar, Civil, Científica

Logo PortalPE10

Publicado em

Por Redação PortalPE10

Fotos: Heudes Regis/SEI

 

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, garantiu que novos concursos para as Polícias Militar, Civil, Científica e para o Corpo de Bombeiros serão abertos ainda em 2022. “Até o fim do ano, serão lançados novos editais para as quatro forças”, disse o titular da pasta.

A declaração foi concedida no sábado, 11 de junho, durante a cerimônia de formatura do Curso de Formação de Oficiais . Com essa formatura e novas nomeações, Pernambuco chegará ao total de 7.987 profissionais, de todas as operativas, incorporados à segurança pública e ao Pacto pela Vida desde 2015.

“Ainda para este ano, em fase de conclusão da formação, temos cerca de 500 praças da PMPE. Com isso, o Governo de Pernambuco cumpre o compromisso de formar e nomear todos candidatos aprovados nos concursos para as polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros”, informou Freire.

Sobre os novos concursos Segurança PE, a estimativa é que os editais sejam publicados no segundo semestre. O prazo foi informado pelo governador Paulo Câmara em reunião com a deputada estadual Gleide Ângelo.

Cada força de Segurança já informou ao governo sua necessidade de pessoal. Agora, está em estudo o orçamento disponível para realizar as nomeações. Com isso, será possível definir a quantidade de vagas imediatas por cargo.

Depois dessa análise financeira, será formada uma comissão por cada corporação para elaborar os editais.

Segundo a deputada Gleide Ângelo, “o quantitativo de vagas será muito grande”.  A parlamentar reforçou que, em 2018, a PM PE tinha 20 mil servidores. Este ano, o efetivo está em 15 mil servidores.

Isto aponta a urgência para abertura de milhares de vagas no concurso para que a carência seja suprida.

Último concurso PM e Bombeiros PE ofereceu 580 vagas

O último concurso PM e Bombeiros PE teve edital publicado em 2018. A oferta foi de 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 oportunidades para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros).

Para se inscrever a oficial da PM PE foi necessário ter graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área.

Além da escolaridade, para todos os cargos, os concorrentes tiveram que preencher requisitos específicos, sendo:

  • Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;

  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo na categoria;

  • Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

Os exames objetivos para soldados da PM PE cobraram 60 questões objetivas distribuídas pelas disciplinas de: Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).

Para oficial da PM PE, a prova foi composta por 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação.

Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi diferente, sendo: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa.

Os participantes também foram avaliados por etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.

Whatsapp 81 9 99743875 - Canal direto com nossa equipe. Envie sua mensagem que iremos atender você!

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Publicidade