Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Votação para mesa diretora causa protesto e aglomeração em frente à Câmara de Sirinhaém

Publicado

em

ás

Moradores de Sirinhaém, no Litoral Sul, fizeram um protesto em frente à Câmara de Vereadores do município na noite da quinta-feira (18). De acordo com participantes, o ato foi motivado pela eleição da mesa diretora para o biênio de 2023/2024. Em vídeos enviados ao G1, é possível ver aglomerações e a presença da Polícia Militar

Dos 11 vereadores da Casa, nove votaram pela manutenção de Gutemberg Alexandre Rodrigues da Silva (PSD), conhecido como Berg, no cargo de presidente da Câmara. Um parlamentar se absteve e outro se ausentou. Do lado de fora, a votação causou a manifestação de moradores da cidade, que levaram panelas e apitos para protestar.

“O atual presidente da Câmara, Berg, promoveu uma eleição porque quer se perpetuar como presidente e isso causou revolta na população. A gente considerou isso abuso de poder”, afirmou o professor Marlon Dowell, que participou do ato.

Berg é o único vereador que se mantém no cargo em ambos os biênios. Confira as mudanças na mesa diretora:

1º Biênio (2021/2022)

Presidente: Gutemberg Alexandre Rodrigues da Silva (PSD)
Vice-presidente: Rinalva Oliveira Lima Silva (PSB)
Primeiro Secretário: Ismeraldo Tomé dos Santos Junior (PTC)
Segundo Secretário: Verinaldo Manoel de Arouxa (PSD)
2º Biênio (2023/2024)

Presidente: Gutemberg Alexandre Rodrigues Silva (PSD)
Vice-presidente: Eronildo Ramos da Silva (PSD)
Primeiro Secretário: Verinaldo Manoel de Arouxa (PSD)
Segunda Secretária: Rinalva Oliveira Silva Lima (PSB)
Segundo registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Berg foi eleito vereador no município de Sirinhaém em 2020. Em 2016, com o nome Berg Hacker, ele concorreu ao cargo de prefeito em Tamandaré. Já em 2012, atuou como vice-prefeito na cidade de Rio Formoso.

Mesmo com a recomendação do governo do estado para evitar aglomerações, foi possível ver dezenas de pessoas em frente à Câmara. De acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgado na quinta-feira (18), Sirinhaém contabilizava 480 casos confirmados de Covid-19. Desse total, 415 eram leves e e 65 eram graves

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.