Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Você confia no prefeito da sua cidade?

Por Maurício Garcia,

Publicado

em

ás

confianca-instituicoes

Anualmente, o IBOPE Inteligência divulga o ICS, Índice de Confiança Social. A edição de 2015, divulgada na última semana, tem dados muito interessantes do ponto de vista social. Veja abaixo os dados gerais.

Como tem acontecido nos últimos anos, o Corpo de Bombeiros, as Igrejas e as Forças Armadas são as instituições com maiores índices de credibilidade.

O IBOPE também cria um índice geral, consolidado, no qual é possível observar a movimentação do nível de confiança da população. Observa-se que de 2009 para cá ele tem sofrido uma queda.

ICS Geral

É importante destacar que todas as instituições políticas sofrem quedas expressivas, incluindo o governo da cidade onde os entrevistados moram. Em 2013, primeiro ano dos atuais mandatos dos prefeitos, o índice de confiança nos governos municipais era de 41 pontos. Hoje, esse índice é de 34 pontos.

Considerando apenas os municípios do Nordeste, a confiança nos governos municipais, esfera mais próxima da população, era de 46 pontos (maior do que a média nacional) em 2013 e hoje está em 33 pontos. Ou seja, uma queda de 20% no Brasil e de 28% no Nordeste em dois anos.

O atual estudo mostra que o índice de confiança nos prefeitos só é maior do que nos Partidos Políticos (17), na Presidente da República (22), no Congresso Nacional (22) e no Sistema Público de Saúde (34). Esse dado não deixa de ser um primeiro indicativo do que se pode esperar das eleições do próximo ano.

Apesar da queda da confiança na Presidente da República e no Governo Federal ter sido maior, o problema atinge toda a classe política e não está restrito a Brasília. Com certeza os atuais prefeitos terão muita dificuldade em suas reeleições, ou no apoio a candidatos do seu grupo político. Mais ainda no Nordeste, onde a perda de credibilidade de 2013 para cá foi proporcionalmente maior.Candidatos, atenção com as eleições de 2016, elas prometem fortes emoções!!! 

Maurício Garcia é sociólogo e diretor regional do IBOPE Inteligência no Recife

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.