Nos siga nas redes sociais

Mata Sul

Violência é tema de audiência pública em Palmares

População está assustada com onda de criminalidade na Região Mata Sul

Publicado

em

ás

Reunião estreita laços entre polícia e comunidade na Zona da Mata Sul de Pernambuco

A violência na região Mata Sul entrou em discussão durante uma audiência pública nesta terça-feira (2), no Cine Teatro Apolo em Palmares. O encontro tem como principal objetivo ouvir autoridades, lideranças comunitárias e populares de cidades que compõem a Mata Sul de Pernambuco, para colher sugestões que possam aprimorar a prestação de serviços da Secretaria de Defesa Social – SDS, na Área Integrada de Segurança – AIS 13.

De acordo com SDS a AIS 13 abrange os municípios de Palmares, Água Preta, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu e São José da Coroa Grande.”Definimos um cronograma de viagens e estamos visitando algumas cidades a fim de ouvir, de forma atenciosa, os pleitos da população com relação à segurança. Por isso, reservamos este encontro para podermos catalogar quais são os principais problemas das cidades que integram a AIS 13, e na medida do possível, solucioná-los. A intenção da SDS e seus órgãos operativos é reforçar a segurança e potencializar o policiamento nas cidades que possuem índices elevados de violência”, explicou o secretário.

O secretário Rodrigo Bastos falou ainda sobre as ações que objetivam melhorias na segurança na Mata Sul. “Foi autorizado pelo governador Paulo Câmara, a abertura de concurso público com 2.366 vagas destinadas às polícias Militar, Civil e Científica. Temos, ainda, 1,1 mil soldados na academia da Polícia Militar que vão para as ruas em agosto, além da criação de um Batalhão Especializado no Interior, que contará com três Companhias de Policiamento, uma delas com sede em Palmares para atender Zona da Mata Sul e a divisa com Alagoas”, completou.

Em suas palavras, o comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar – BPM, coronel Alexandre Menezes, responsável pelo policiamento na AIS 13, reforçou a importância de se aproximar da população e de ouvir os seus anseios. “É fundamental o trabalho integrado entre a polícia e a sociedade a fim de prevenir e combater a violência, a criminalidade. A polícia vai fazer a sua parte com abordagens, ações preventivas, mas o trabalho realizado em parceria é indispensável”, disse.

Representando o prefeito de Palmares, João Bezerra, o secretário das Cidades do município, João Sobrinho, comentou o trabalho da polícia na cidade. “Apesar das dificuldades encontradas na sua rotina de trabalho, os Policiais Civis e Militares se esforçam bastante para atender a população palmeirense. Acredito que após o encontro, juntos iremos apontar um caminho para combater cada vez mais a violência e a criminalidade na nossa cidade”, declarou. O prefeito de Catende Otacílio da idade de Catende disse que quase todo dia é um assalto e que final de semana matam dois e deixa um já amarrado, disse o prefeito  

Presente no encontro, o gerente operacional do Interior I, Erick Lessa também ouviu os pleitos dos cidadãos que estiveram na reunião. “Através dessa troca de informações diagnosticamos, avaliamos e elaboramos ações estratégicas que visam melhorias nos serviços oferecidos pelos órgãos operativos da SDS”, disse.

O Pároco da cidade, Tadeu Fraga relembrou a importância de ações preventivas e do papel da sociedade. “Semana passada realizamos uma caminhada pela paz. Na próxima semana iremos reunir crianças, adolescentes e jovens para trabalharmos cada vez mais a cultura de paz. O trabalhado da policia é desafiador. Eles trabalham não só de forma repressiva, como também realizam atividades preventivas nas escolas, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd. A sociedade precisa unir esforços para contribuir de modo preventivo, criando elos de diálogos, acompanhando, cuidando e zelando das crianças do nosso futuro. Somos uma sociedade organizada e não devemos esquecer nunca das nossas responsabilidades para com todos”, relembrou.

 

 

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.