Nos siga nas redes sociais

Palmares

Vídeo mostra momento que comportas da barragem do Serro Azul, em Palmares, são abertas

A Barragem de Serro Azul abriu as válvulas dispersoras para aumentar a capacidade de acúmulo.

Publicado

em

ás


Com o objetivo de aumentar a capacidade de acúmulo da barragem de Serro Azul, localizada em Palmares, Mata Sul do Estado, as válvulas dispersoras foram abertas na sexta-feira e neste sábado (16) . Atualmente, Serro Azul está com 44,6% de sua capacidade total, o que corresponde a 136 milhões de metros cúbicos. Um vídeo gravado e enviado ao PortalPE10 mostra o momento exato que as comportas são abertas na manhã destes sábado(16) 

Foto:Erasmo Menezes Arquivo PortalPE10

Com a abertura das válvulas espera-se uma redução de 10 metros do nível da barragem com vistas para o período do Inverno.

“Esse é um procedimento padrão e não traz risco à população. O rio Una deverá aumentar em 50 cm por conta dessa vazão, mas será dentro da cota de segurança. O que a Defesa Civil do município fez foi orientar os ribeirinhos a evitar realizar atividades muito próximas do rio”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Palmares, Amauri Silva.

Sobre o temor de moradores próximos à barragem, ele assegura que não há qualquer risco. “Em 2017, se não fosse a barragem, os danos com a chuva teriam sido bem maiores. Ela tem uma estrutura de contenção muito boa”, afirmou. Antes da execução do procedimento, foram realizados testes, monitoramento de controle nos equipamentos e diagnósticos feitos por uma equipe multidisciplinar com 26 técnicos. 

Desde a última semana, a população está sendo avisada sobre a ação. Durante a operação, equipes da Defesa Civil estadual e do município de Palmares estão a postos para orientar a todos. Além disso, a elevação do nível do rio Una continuará sendo monitorada em tempo real pela Sala de Situação da Apac. 

O procedimento está sendo realizado pela Secretaria Executiva de Recursos Hídricos, com o apoio da Compesa. Segundo a Defesa Civil do município, está prevista a instalação, entre maio e junho, de sirenes no entorno da barragem, em caso de colapso. No entanto, a região não possui um plano de risco.

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.