Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Urnas são substituídas e locais de votação ficam sem energia, aponta balanço do TRE-PE

Dados registrados até as 10h deste domingo (15) mostravam problemas em 78 urnas. Por volta do meio-dia, o número tinha subido para 103. E-título teve instabilidade, segundo tribunal.

Publicado

em

ás

(Foto: Bruno Fontes/TV Globo)

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) informou que 78 das 18.771 urnas eletrônicas utilizadas nas eleições 2020 tinham sido substituídas até as 10h deste domingo (15). O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, George Maciel, disse que não houve prejuízo para o processo nem perda de votos. Ao meio-dia, o número tinha subido para 103 urnas com problemas.

Das 78 urnas substituídas, 12 casso ocorreram em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana. Em Pernambuco, 6.735.391 eleitores estão aptos a votar, sendo 2.794.171 no Grande Recife.

Em outros dois locais, houve queda de energia, até as 10h. Ao meio-dia, o tribunal registrou mais um problema desse tipo.

De acordo com o TRE, a urna eletrônica tem bateria para garantir o funcionamento, mesmo com falta de luz. As áreas afetadas não foram divulgadas pelo tribunal.

Instabilidade no e-Título

De acordo com George, o sistema do e-Título apresenta uma instabilidade devido à alta demanda. “São cerca de 400 mil acessos por segundo, o sistema tá bombando, mas tá funcionando”, disse.

Ele falou, ainda, sobre a falta de foto do eleitor no aplicativo. “O eleitor pode não ter respondido corretamente às perguntas de segurança e, por causa da Lei Geral de Proteção de Dados (LDPD), não aparece a foto”, afirma Maciel.

*Com informações G1

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.