Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Tentativa de golpe militar mata 265, e 2.800 são presos, diz premiê turco

Tentativa de golpe na Turquia termina com ao menos 265 mortos e 2.800 militares detidos

Publicado

em

ás

Grupo de apoiadores do presidente Recep Tayyip Erdogan se reúnem na praça Taksim em Istambul, na Turquia, contra a tentativa de golpe militar (Foto: Emrah Gurel/AP)

O primeiro-ministro turco anunciou neste sábado (16) o fracasso da tentativa de golpe militar nesta sexta-feira, que deixou pelo menos 265 mortos, mas o presidente Recep Tayyip Erdogan pediu a seus partidários para que permaneçam nas ruas prontos para qualquer “nova onda”.

A situação está “completamente sob controle”, garantiu o primeiro-ministro Binali Yildirim à imprensa, citando um balanço humano trágico após uma noite de confrontos violentos em Ancara e Istambul.

A tentativa de golpe de Estado fez 161 mortos e 1.440 feridos, sem contar os golpistas, declarou Yildirim, indicando que 2.839 militares foram presos em conexão com esta tentativa que ele chamou de “mancha” na democracia turca.”Estes covardes vão sofrer o castigo que merecem”, insistiu o chefe de governo.

Pouco antes, o chefe do exército havia informado sobre 104 golpistas mortos.Sinal de que a situação ainda não foi completamente normalizada, o consulado francês apelou neste sábado aos seus cidadãos em Istambul a “permanecerem em casa”.

Nas primeiras horas da manhã, oito homens a bordo de um helicóptero militar turco que aterrissou no aeroporto de Alexandroupolis, no leste da Grécia, pediram asilo político e foram detidos.

O helicóptero Black Hawk pousou pouco depois do anúncio em Ancara do fracasso da tentativa de golpe militar contra o governo islâmico-conservador turco. Segundo a televisão ERT TV, os homens a bordo estavam uniformizados, exceto um. A Turquia imediatamente pediu à Grécia a extradição dos oito.

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.