Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Sobe para 20 número de cidades que registraram casos de lesões de pele que provocam coceira

Publicado em

às

Notificações que começaram no Recife, atualmente, são investigadas em cidades de todas as regiões de Pernambuco.

A cidade de Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, registrou, nesta segunda (6), oito casos de pacientes com lesões de pele com coceira e vermelhidão, segundo a prefeitura. Com isso, subiu para 20 o número de municípios em que houve notificação da doença, que ainda não tem diagnóstico.

De acordo com a prefeitura de Aliança, são três pacientes do sexo feminino e cinco do sexo masculino com idades que variam entre um ano e nove meses e 65 anos. São moradores do distrito de Tupaoca (1), além do Loteamento Vaquejada (1), Engenho Cuieiras (1) e Centro (5).

Os casos começaram a ser notificados no Recife. Atualmente, são investigadas ocorrências em cidades da Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. O Recife é a cidade com mais casos, somando 231, segundo o executivo municipal (veja lista completa mais abaixo).

Na sexta-feira (3), Lagoa do Carro, no Agreste de Pernambuco, registrou o primeiro caso. Na quinta-feira (2), São José do Egito, no Sertão, notificou uma ocorrência.

Na quarta (1º), quatro cidades notificaram casos suspeitos de coceira e vermelhidão: Escada e Carpina, na Zona da Mata, Limoeiro, no Agreste, e Petrolina, no Sertão.

Ainda não se sabe ao certo qual a causa das lesões, que têm sido investigadas pelos órgãos de saúde do estado e dos municípios.

Na segunda-feira (29), médicos afirmaram que não havia fatores suficientes que correlacionassem as erupções cutâneas com o uso de ivermectina. A hipótese foi considerada por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Na quinta-feira (2), o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que os primeiros exames a respeito do surto foram inconclusivos.

Desde 19 de novembro, os serviços e profissionais de saúde devem notificar casos suspeitos em até 24 horas ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, até esta segunda (6), foram notificados 460 casos “sintomáticos que apresentaram erupção cutânea e coceira”.

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10 | O Portal que faz a Diferença.