Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Simepe pede interdição do Samu por falta de estrutura e de médicos em Caruaru

Sede da unidade apresenta rachaduras e equipamentos sucateados

Publicado em

às

Sede da unidade apresenta rachaduras e equipamentos sucateados (Foto: Paulo Maciel/ Arquivo Pessoal)

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) solicitou a interdição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Agreste (Samu) em Caruaru. De acordo com o representante da instituição, o pedido foi motivado pela falta de estrutura, observada durante uma fiscalização. O órgão disse ainda que comunicou ao Ministério Público de Pernambuco as possíveis irregularidades para que as denúncias possam ser apuradas. O Samu Agreste é responsável pelo atendimento de 52 municípios da região.

De acordo com Paulo Maciel, diretor regional do Simepe, há meses o equipamento que grava as ligações recebidas pelo Samu está quebrado. “O serviço que fazemos é de telemedicina. Através do telefone é que definimos o tratamento de pacientes graves. O médico pode ainda ajudar os acompanhantes em casos de engasgamento ou enfarto. Uma ligação que deveria durar três minutos pode chegar a 10 minutos por problemas técnicos. O prédio está cheio de rachaduras”, afirma. Ainda segundo Maciel, o local não oferece segurança para os médicos, nem quartos separados para homens e mulheres.

Paulo disse ainda que cerca de 25 cidades não tem médicos dando plantão durante todos os dias da semana. “Havia problemas com as ambulâncias, mas foram consertadas. Já as motolâncias estão inoperantes. Todas quebradas. Conserta um dia e com uma semana não funciona mais. Os telefones, rádios e computadores estão sucateados, o que prejudica o atendimento aos pacientes”, explica.

Em nota, a secretaria de Saúde do município informou que o serviço de Samu funcionará normalmente neste feriado da Semana Santa e que não recebeu nenhum comunicado oficial do Cremepe. Sobre as fotos divulgadas, a secretaria informou que só irá se pronunciar após comunicado oficial do conselho.

Equipamento de gravação das ligações estaria quebrado há meses (Foto: Paulo Maciel/ Arquivo Pessoal)

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10 | O Portal que faz a Diferença.