Nos siga nas redes sociais

Entretenimento

Séries da Netflix que podem te ajudar no Enem

Produções audiovisuais podem ajudar vestibulandos com argumentação para redação ou até mesmo assuntos históricos

Publicado em

às

Foto: Divulgação/Netflix


Queridinhas da cultura pop, as séries de televisão costumam fazer parte da rotina dos millennials. Nacionais ou estrangeiras, elas traçam histórias que podem durar anos, nos ajudando a entender contextos históricos, criar embasamento para produções textuais e até mesmo abrir a mente para temáticas da sociedade.

Por que, então, não somar a diversão de desopilar assistindo a uma série com as responsabilidades de criar embasamento para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Na era da Netflix, os professores garantem que é possível sim aprender com o mainstream. “Na série Grey’s Anatomy, a médica Miranda Bailey, na 14ª temporada, ensina ao filho de 13 anos, negro, como se comportar numa abordagem policial, o que pode ser relacionado à morte de pessoas negras no Rio de Janeiro em abordagem da polícia ou do exército”, lembra o professor de redação Diogo Xavier.

Com a ajuda de Xavier e do professor de filosofia e sociologia Salviano Feitoza, listamos séries que podem te ajudar a descansar, pensar em ética e ainda assim enriquecer a mente. Confira:

Grey’s Anatomy

Disponível na Netflix, a série conta a história da rotina em um hospital da cidade de Seattle. Ela tem 15 temporadas recheadas de drama e reviravoltas, mas também com uma grande carga emocional e de problematizações importantes para linkar a cultura norte-americana com os costumes brasileiros. Nela, é possível estudar até mesmo a ética.

Black Mirror

A série criada pelo canal britânico Channel 4 e coordenada pela Netflix desde 2016 e traz uma sequência de dilemas envolvendo a tecnologia e ética. Os diversos impactos das tecnologias idealizadas em cada episódio podem ter links com a “vida real” e servir como argumentação e também como questionamento para dilemas pessoais dos candidatos. A previsão é de que um livro da série seja lançado entre 2019 e 2020. O criador da produção televisiva, Charlie Brooker, será responsável pela edição das produções.

Cara gente branca

“Dear White People” é uma série norte-americana realizada após o sucesso de um filme homônimo. Pontos como colorismo, solidão da mulher negra e até mesmo racismo sofrido por outras etnias são abordados na produção, que se passa majoritariamente dentro de uma universidade. A série é um interessante ponto para pensar em temáticas relacionadas à raça na sociedade moderna.

Os 13 porquês

Por narrar de forma detalhada um suicídio, a série “13 Reasons Why” (os 13 porquês) causou polêmica na internet. Apesar disso, ela pode servir de base para falar sobre dois assuntos de importante discussão para a sociedade. “A série que explana a necessidade de prevenção ao suicídio, bem como a cultura do estupro, já que a protagonista enfrenta o descrédito e a culpabilização após sofrer abuso sexual”, afirma o professor Diogo Xavier.

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10 | O Portal que faz a Diferença.