Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Se houver autorização, Recife terá ‘maior Carnaval da história’ em 2022, diz João Campos

Publicado

em

ás

Prefeito do Recife, João Campos – Foto: Rodolfo Loepert/PCR Imagem

O prefeito do Recife, João Campos, deseja que o Carnaval 2022 seja “o maior da história” do Recife. A declaração do gestor foi dada em entrevista à CNN Brasil, no sábado (10).

Questionado sobre a realização de grandes eventos no Recife no próximo ano, João Campos disse que pretende fazer a tradicional festa, suspensa em 2021 por causa do cenário da pandemia de Covid-19, mas tudo depende do aval das autoridades sanitárias. As informações são do Portal Folha de Pernambuco.

“O nosso desejo é fazer um grande Carnaval, o maior da história da cidade, mas, naturalmente, quem vai ditar se pode ou não ter Carnaval são as autoridades sanitárias”, disse o prefeito na entrevista.

O Recife aplicou mais de 1 milhão de doses de vacinas contra o coronavírus em sua população adulta. A cidade tem 25% dos recifenses adultos com o esquema vacinal completo, seja com a segunda dose ou a dose única.

A expectativa é que, com o calendário de entregas de doses do Ministério da Saúde mantido, a aplicação da primeira dose seja concluída em setembro, segundo João Campos, o que traz um cenário de todos vacinados até o fim do ano. A tempo, portanto, do Carnaval, marcado para 1º de março de 2022.

“A gente já vai ter vacinado todo mundo com certeza até o Carnaval do próximo ano, mas a autorização para a realização ou não não vai ser por um desejo do prefeito ou da cidade, vai ser por uma autorização das autoridades sanitárias”, acrescentou João.

Em relação aos protocolos sanitários que serão adotados em grandes eventos, o prefeito do Recife afirmou que a cidade estuda o que vem sendo feito em países que já têm mais de 60% de suas populações imunizadas.

“A gente está estudando quais são os protocolos que adotam, qual o comportamento que têm tido nos números de casos depois das aberturas. Tudo isso estamos estudando para a partir desse segundo semestre, podermos modelar o que será feito no próximo ano”, completou o prefeito.

Na semana passada, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deu declaração semelhante. Ele afirmou que, com 100% dos cariocas vacinados, será possível organizar a festa. As escolas de samba também já sinalizam a realização da folia em 2022.

“Vamos deixar tudo pronto como se pudesse ter o Carnaval. As autoridades sanitárias autorizando, nós faremos o maior Carnaval da história. Se as autoridades entenderem que não é possível fazer, a gente antes de qualquer coisa vai defender a vida, as pessoas e a saúde. Não vai depender de um desejo nosso”, finalizou João Campos.

Vacinação no Recife

Os dados mais recentes da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), de sábado (10), indicam que a capital pernambucana aplicou 1.022.039 de doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 767.111 o total de pessoas vacinadas com a primeira dose e 314.142 o número de imunizados com o esquema vacinal completo – segunda dose ou a dose única da vacina da Janssen.

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.