Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Recife será a primeira capital do Brasil a completar 500 anos

O objetivo é conduzir o desenvolvimento da cidade até o ano de 2037.

Publicado

em

ás


Foto: Reprodução
Recife será a primeira capital do Brasil a completar 500 anos. Para que a cidade chegue ao marco de forma mais estruturada, está sendo elaborado o Plano Recife 500 Anos. O objetivo é conduzir o desenvolvimento da cidade até o ano de 2037.

“Não havia um planejamento a longo prazo para a cidade, o último foi em 1943, quando o urbanista Ulhôa Cintra propôs um sistema baseado em perimetrais e radiais”, destacou Francisco Cunha, membro do Conselho Consultivo. Composto por 60 representantes da sociedade, a missão do conselho é acompanhar, fiscalizar e propor melhorias nos produtos gerados pela equipe técnica da Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries), à frente da elaboração do plano de futuro.

Em conjunto, os trabalhos técnicos e os resultados dos debates deram suporte à Aries para construir a primeira versão da estratégia: Reunir, Reviver e Reinventar o Recife. “É uma convergência das formas de querer dos recifenses. A população quer ser ouvida, mas o debate precisa vir seguido de ações”, destaca o coordenador do projeto, Guilherme Cavalcanti.

Para o secretário de Planejamento Urbano do município, Antônio Alexandre, o plano traz duas vertentes principais: a transformação da cidade e a capacidade de planejamento da gestão pública. “Para construir um horizonte estruturador não pode haver a prática da descontinuidade. Essa ferramenta estabelece diretrizes estratégicas e nos dá a oportunidade de repensar a cidade”, disse.

A versão preliminar dessa estratégia será lançada no dia do aniversário da cidade, na segunda-feira (12). Além do caderno, será lançado o site www.recife500anos.org.br. O evento será no Porto Digital, na Rua do Apolo, 235, Bairro do Recife, às 8h30 e é aberto ao público. Os próximos passos serão novos ciclos de participação e reflexão do conteúdo produzido e a consolidação do plano.

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.