Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Receita convoca mais de 21 mil contribuintes para corrigir declarações do IR em PE

Comunicado será enviado via carta às residências e nunca por e-mail ou telefone

Publicado

em

ás

Mais de 21 mil contribuintes pernambucanos vão receber um comunicado da Receita Federal por causa de divergências nas informações dadas na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), no confronto com o banco de dados do órgão. O objetivo da Receita é orientar o contribuinte para sanar as despesas, a fim de liberar a restituição do IRPF com mais rapidez. Em Pernambuco, 12.138 declarações do IRPF 2015 e 9.027 declarações do IRPF 2014 se encontram nesta situação.Vale ressaltar que o comunicado será enviado às residências através de cartas. A Receita Federal não solicita informações de contribuintes por e-mail ou telefone.

A omissão de declaração de todos os salários recebidos de empresas, de alugueis recebidos ou rendimentos dos dependentes (como bolsas de estágio ou salários) são alguns dos principais motivos pelos quais o contribuinte pode ter sua restituição retida, além de declarar pagamentos feitos ao INSS a maior. Muitos dessas incorreções são resultados de simples erros de preenchimento. Por ora, a Receita orienta que a regularização deve ser feita através da internet, com envio de uma declaração retificadora. O contribuinte não deve comparecer às unidades do órgão no País.

Para verificar se há pendências, é preciso acessar o site da Receita (no menu “Onde encontro”, na opção “Extrato da DIRPF”). É preciso preencher a declaração e não esquecer de marcar “sim” à pergunta “Esta declaração é retificadora?”. Também é necessário informar o número do recibo de entrega da declaração que está sendo alterada. O contribuinte que não enviar declaração retificadora perderá a condição de espontaneidade e fica sujeito à eventual aplicação de multa, que pode varia entre 75% e 150% do valor a ser restituído.

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.