Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Recadastramento biométrico em Pernambuco se encerra nesta segunda (31)

Tribunal reduziu agendamentos para deixar vagas para quem não marcou.

Publicado

em

ás

Coleta de digital para BiometriaO prazo para os eleitores que ainda não fizeram seu recadastramento biométrico no estado de Pernambuco vai até a próxima segunda-feira (31). Cerca de 500 mil eleitores ainda não realizaram sua revisão, e com isso correm o risco de terem o título cancelado, sendo impedidos de abrir contas em bancos, tirar passaporte e se inscrever em concursos públicos e/ou vestibulares.

Esse prazo para o recadastramento já é uma prorrogação da data-limite anterior para a atualização do título, que passou do dia 22 para o dia 31 de março, numa tentativa do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco de cumprir sua meta visando as eleições deste ano. No Recife, cidade com índice de revisão mais baixo do Estado, cerca de 955 mil eleitores já fizeram o recadastramento, o que representa 81,62 % do eleitorado. Mesmo com a grande quantidade de pendências – cerca de 215 mil eleitores na capital – o atendimento continuará sendo realizado via agendamento, que pode ser realizado pelo site do TRE-PE ou pelo fone (81) 3194-9400, na opção 1. Os eleitores que comparecerem aos postos sem agendamento prévio serão atendidos, mas de acordo com a disponibilidade.

Nesse final de semana, o atendimento permanecerá em regime de plantão no sábado, conforme horário de cada posto. No domingo, 30, não haverá plantão. Já na segunda-feira (31), último dia de recadastramento, os postos estarão abertos até às 18h.

Depuração
“Em nenhuma revisão você atinge 100% de eleitorado. A última que fizemos foi em 1986; Desde então muita gente tem mais de 70 anos, mudou de cidade… A gente aproveita para fazer depuração do cadastro e estima que algo em torno de 10% não vão comparecer, por esse tipo de razão”, esclarece Raquel Salazar. Segundo ela, também é preciso levar em conta que a abstenção média na eleição no Recife é de 16%.

Missão cumprida
Em doze cidades, o cadastramento já foi concluído. São elas: Camutanga, Ferreiros, Sirinhaém, na Zona da Mata; Cachoeirinha, Canhotinho, Jurema, São Joaquim do Monte, São Caetano e Tacaimbó, no Agreste; e Carnaíba, Moreilândia, Tabira, no Sertão. Estão obrigados a passar pelo processo todos os eleitores – inclusive os maiores de 70 anos e menores de 18 que quiserem continuar votando – inscritos nos municípios abrangidos pela revisão com biometria. Fora os 12 que já concluíram, faltam: Afogados da Ingazeira, Altinho, Araripina, Arcoverde, Barreiros, Custódia, Escada, Garanhuns, Goiana, Ibirajuba, Igarassu, Ipojuca, Itaíba, Itambé, Moreno, Palmares, Petrolândia, Recife, Salgueiro, São José da Coroa Grande, São Vicente Ferrer, Serra Talhada e Timbaúba.

www.tre-pe.jus.br

(81) 3194.9400

 


Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.