Nos siga nas redes sociais

Mata Sul

Queima da palha de cana-de-açúcar causa impacto ambiental e danos à saúde de moradores na Mata Sul

Publicado em

às

Queima da palha de cana-de-açúcar causa impacto ambiental e danos à saúde de moradores

Moradores do distrito de Frexeiras, em Escada, têm sofrido com as queimas da palha de cana-de-açúcar, principal atividade agrícola de Pernambuco. A cidade da Zona da Mata Sul, que tem 70 mil moradores, é cercada por canaviais e, em época de colheita, fica tomada pela fumaça resultante do uso de fogo pelos produtores. O impacto ambiental do processo também afeta a região

A queimada é realizada nos canaviais antes do corte manual da cana-de-açúcar. Isso é feito para facilitar a colheita, melhorar a segurança do trabalhador e aumentar o rendimento da atividade.

No entanto, esse processo emite uma espécie de fuligem composta por até 95 tipos de partículas finas e ultrafinas, invisíveis a olho nu, além de gases nocivos à atmosfera.

De acordo com os moradores de Frexeiras, a queimada mais recente começou na sexta-feira (17).

Segundo o médico Alfredo Leite, pneumologista do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), a queima de biomassa é bastante danosa tanto para quem tem doenças respiratórias quanto para quem não tem. A exposição prolongada e recorrente à fumaça pode causar, por exemplo, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

“Na China, a principal causa de DPOC, como bronquite crônica e enfisema, não é o cigarro, mas a queima de biomassa indoor (ambientes internos), ou seja, forno de lenha. Isso mostra que as pessoas que são expostas durante anos, recorrentemente, podem desenvolver essas doenças como se tivessem fumado ao longo da vida. Isso, claro, é proporcional à disposição, à propensão individual. Nem todo mundo que é exposto vai desenvolver, mas é um risco”, afirmou o médico.

Alfredo Leite também disse que é preciso que o poder público e as empresas adotem práticas para diminuir o impacto das queimadas nas comunidades, mas que, para os moradores, não há muito o que fazer para se proteger.As informações são do G1

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10 | O Portal que faz a Diferença.