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Cotidiano

Professores desenvolvem projeto pioneiro em Palmares

O projeto constituía de slides específicos, para cada “descritor” proposto pelo MEC e pela Secretária de Educação

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Destrinchando Descritores, esse é nome do projeto da equipe de professores das áreas de matemática, pedagogia e biologia da Rede Municipal de ensino da cidade de Palmares ,na Mata Sul.

O projeto teve inicio quando um grupo de professores  se reuniram para preparar os alunos  para as avaliações do Governo Federal  (Prova Brasil e SAEPE) . Em entrevista ao PortalPE10 um dos idealizadores do projeto o professor Alexandre Silva disse que inicialmente, a pretensão era abordar as disciplinas de Português e Matemática, porém por falta de pessoal e outros problemas de ordem técnica só foi possível tratar da disciplina de matemática.

Após reuniões os professores Alexandre Silva, Gilvânia Ribeiro, Josenilda Nogueira, Davi Venância, Hannah Paola e Kátia Simone tiveram a idéia de criar uma equipe que utilizava aproximadamente entre 60 e 70 minutos da aula a cada 15 dias para abordar de forma aprofundada e contextualizada “dois” descritores por vez. “Tudo era realizado na presença do professor titular onde este rotineiramente tirava suas dúvidas com a equipe a respeito de algum ponto do conteúdo, bem como, participava da dinâmica da aula. Após a aula o professor titular era orientado pela nossa equipe a continuar explorando o conteúdo vivenciado naquele momento.”

“Nossa maior preocupação era com a formatação da aula, pois do que adiantaria tomar entre 60 e 70 minutos de aula do professor titular para abordar o conteúdo da mesma forma que ele”, disse.

O projeto constituía de slides específicos, para cada “descritor” proposto pelo MEC e pela Secretária de Educação do Estado de Pernambuco, sempre contextualizando com desenhos animados, seriados e outros programas apresentados pelas redes de televisão para dali começar a abordagem do conteúdo (descritor).

“Um das nossas metas é que os estudantes, a cada aula fossem desafiados a estudar mais, a buscar resolver prováveis exemplos de questões das avaliações vindouras, a participar dos encontros futuros com a equipe, bem como, a compreender a importância de se aprofundar em cada descritor estudado.”

Segundo Alexandre a cada slide estudado o professor titular e os estudantes começaram a perceber  alguns conceitos matemáticos, bem como, algumas expressões utilizadas nos desenhos (Pica Pau, Pernalonga, Animaniacos e Tom e Jerry)

Números do Projeto Destrinchando Descritores:

Durante 05 meses, contando no total de 12 descritores (1º ao 12º) abordados, atendemos  a 86% das turmas de 5º Anos / 4º Série da rede municipal de ensino em  Palmares. Obtivemos avanços significativos na margem de até 21% na média geral.

Alexandre conta que antes da Equipe Destrinchando Descritores iniciar os trabalhos houve um simulado que foi aplicado em toda a rede municipal de ensino. A partir desses dados iniciais fizeram a comparação com um segundo simulado que foi aplicado pela equipe DD após a abordagem de doze descritores. E os resultados foram muito satisfatórios, atingindo a margem de 21% de avanço em apenas 05 meses.

O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Ele é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep (Prova Brasil). Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. “Diante do nosso trabalhado realizado em 2013 estamos convictos que teremos resultados positivos no Ideb estamos no caminho certo, com essa nova sistemática de ensino, para trazer relevantes avanços à educação nacional.”  

A meta da equipe agora é levar o projeto para outras cidades em 2014 “Queremos contribuir ainda mais com educação não só em Palmares ,mais em outras cidades do estado , o intuito do projeto é preparar ainda mais esses estudantes para os desafios que são as avaliações do Governo Federal” conclui Alexandre.”  

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