Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Professora Djanira ‘Dona Dêja’ recebe homenage na Câmara Municipal de Palmares

O projeto de autoria do vereador e líder do governo Josias Pereira

Publicado

em

ás

Na noite desta terça-feira os vereadores de Palmares farão uma homenagem nada mais justa a uma grande educadora palmarense, a qual terá o seu nome submetido à aprovação dos parlamentares do Poder Legislativo Municipal, para ser a patronesse da principal rua ou entrada de acesso ao Bairro mais  populoso de Palmares.

 O projeto de autoria do vereador e líder do governo Josias Pereira altera a principal Rua do Bairro Santo Onofre, que é conhecida popularmente como  ‘Rua Principal de Santo Onofre’ e passará a ser denominada de ‘Rua Professora Djanira Maria da Silva Barros’. Após a aprovação o projeto de lei será enviado para o prefeito João Bezerra sancionar a referida lei.

 A reunião acontece na Rua Coronel Izácio Casa Legislativa Manoel Gomes da Cunha a parti das 19h e deve ser presidido pelo presidente da casa o vereador Luciano Junior.

Vida Dedicada a Educação

Nascida aos 26 de junho de 1942, no município dos Palmares (PE), Djanira Maria da Silva Barros’ era filha do casal Bemvenuto Porfírio da Silva e Maria José da Silva.  Fez os cursos primário e ginasial no Ginásio Municipal Fernando Augusto Pinto Ribeiro, como também o curso de magistério na Escola Técnica José Ferreira Gomes, de onde saiu para ser a primeira professora local da modalidade do ensino voltada para os analfabetos, conhecido como Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL

Através do qual, lecionou gratuitamente e por vários anos em sua própria residência, onde só dispunha de recursos como um quadro de giz e cadeiras, destacando-se dentre seus aprendizes figuras como Antônio de Almeida Melo, o “gaguinho”, que se tornaria prefeito do Município, e Lívio Tenório, o popular “Livinho”, que também acabaria sendo prefeito da cidade dos Barreiros.

Contemporânea das renomadas mestras Maria de Lourdes Góis, Júlia de Morais Leite, Ivonete Ferreira Lins, Alzira Fonseca, Josinete de Moraes Batista e Galtemir Lins, aprofessora Dêja, como se tornou bastante popular, obteve a primeira oportunidade de ensinar na Rede Municipal de Ensino, no antigo Grupo Escolar 1º de Maio, no bairro Santo Antônio (onde hoje é a sede da Ambasa), através do secretário de Educação, na época, professor Douglas Miranda Marques, graças também ao apoio e incentivo dos professores José Cavalcante e José Cândido, o qual, inclusive, foi vereador por vários mandatos.

A partir de 1970, o ano da grande Copa do Mundo no México, a professora fundou em Palmares, na Rua da Boa Vista, a Escola Particular Nossa Senhora da Conceição, a qual existiu até o ano 2000, tendo como marco importante, além da qualidade do seu ensino, a Banda Marcial Paulo de Tarso, que sempre participava dos eventos cívicos e escolares tanto nesta cidade onde, inclusive, foi campeã três vezes em concurso de bandas na modalidade fanfarra, como também nos municípios circunvizinhos, além de Caruaru, Garanhuns, Olinda e Jaboatão.

Esposa de Videncial Rodrigues de Barros, figura das mais conhecidas no Estado e fora dele, especialmente na área da construção de obras de arte em usinas e cerâmicas, Dona Deja teve cinco filhos: Evaneide, Erineide, Eliane, Edjane e Valmir, mas também adotou uma sobrinha por nome Rute, que foi a única da família a dar continuidade à sua vocação educacional, sendo a mesma atualmente proprietária de uma Escola Particular no Bairro Newton Carneiro.

Em 1999, a professora Djanira teve o seu atuante trabalho e dedicação reconhecida publicamente, ao receber o Prêmio “Mulher Mata Sul”, proferindo uma frase pela qual passou a ser bastante lembrada: “Como educadora, ensinar a ler e a escrever é tudo em minha vida”.

Djanira Maria da Silva Barros  faleceu no dia 3 de junho de 2015, no Hospital Regional dos Palmares, acometida por ataque cardíaco aos 73 anos de idade, sendo sepultada no Cemitério Parque das Palmeiras.

 


 

 

 

 

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.