Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Presídio de Palmares dispõe de 70 vagas mas abriga 600 presos,diz OAB-PE

Hoje, a unidade registra 11 presos com tuberculose e mais cinco com HIV”, denuncia o presidente da OAB-PE

Publicado em

às

Uma população carcerária oito vezes maior que sua capacidade. Esta é a realidade do Presídio Dr. Rorenildo da Rocha Leão (PRRL), em Palmares, na na Mata Sul do Estado, constatada pelos representantes da OAB-PE, em vistoria realizada na última da sexta-feira, dia 21. A unidade dispõe de 70 vagas, mas abriga, atualmente, 600 presos.

A a comitiva da OAB-PE, coordenada pelo presidente Pedro Henrique Reynaldo Alves, verificou a falta de condições básicas de higiene e saúde –, tratamento humanitário, acessibilidade à advocacia e segurança. “Há apenas um médico e um enfermeiro para o atendimento dos detentos enfermos. Hoje, a unidade registra 11 presos com tuberculose e mais cinco com HIV”, denuncia o presidente da OAB-PE, ressaltando ainda que apenas um advogado atende as demandas dos detentos.

A comitiva da OAB-PE foi composta também pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, João Olímpio; o presidente da Subcomissão de Ressocialização, Adeildo Nunes; o advogado membro da Comissão de Prerrogativas, Denivaldo Batista dos Santos; a presidente e secretária geral da OAB-Palmares, respectivamente, Rosimária Lins e Teresinha Morais; e advogados da região voltados à causa dos direitos humanos.

Na ocasião, o grupo da OAB foi recebido pelo diretor do presídio, Wellington Silva de Andrade. Também presentes o gerente administrativo e financeiro da Secretaria de Ressocialização, Augusto Sarmento e o superintendente de capacitação do sistema carcerário, coronel Geovane Melo.

 

“Apesar de toda a precariedade conseguimos vislumbrar aqui um trabalho sério dos agentes públicos vinculados ao sistema, notadamente os agentes penitenciários. É preciso, contudo, se investir mais na construção de novos presídios para atacar essa absurda superpopulação carcerária”, destaca o presidente Pedro Henrique Reynaldo Alves.

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10 | O Portal que faz a Diferença.