Nos siga nas redes sociais

Sem categoria

Prefeito afastado de Catende Otacílio Cordeiro (PSB) renuncia ao cargo

Professor Josibias Cavalcanti, do PSD, deve tomar posse na segunda (24).

Publicado em

às

O prefeito afastado de Catende, Otacílio Alves Cordeiro (PSB), renunciou ao cargo. A informação foi divulgada pela Câmara de Vereadores do município da Mata Sul de Pernambuco nesta sexta-feira (21). Ele foi preso durante a “Operação Tsunami” – deflagrada em 2 de junho deste ano – e levado ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Em contato com Bartolomeu Mendonça – um dos advogados de Otacílio. Ele informou que atualmente o prefeito afastado está em prisão domiciliar. “Com a renúncia, ele perde o foro privilegiado porque deixa de ser prefeito e passa a ser cidadão comum. Agora o processo sai do Tribunal de Justiça de Pernambuco e vai para o Fórum de Catende. O inquérito já foi concluído e o próximo passo será pedir a revogação da prisão domiciliar”, disse.

De acordo com a assessoria da Câmara, o pedido de renúncia foi entregue na quinta (20) e deve ser validado na segunda-feira (24), quando o Professor Josibias Cavalcanti (PSD) tomará posse. Ele era o vice de Otacílio e assumiu a gestão municipal quando o prefeito foi preso. Josibias também foi eleito prefeito de Catende no dia 2 de outubro – primeiro turno das Eleições 2016

Operação Tsunami’
Uma operação da Polícia Civil – denominada “Tsunami” – cumpriu 11 mandados de prisão preventiva, 21 de busca domiciliar e oito de condução coercitiva contra integrantes de uma associação criminosa em Catende, na Mata Sul de Pernambuco. Segundo a polícia, o grupo praticava emprego irregular de verbas públicas, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro na Prefeitura de Catende.

Prefeito mandou atrapalhar investigações
A operação “Longa Manus” cumpriu três mandados de prisão preventiva, seis de busca e apreensão domiciliar e quatro de condução coercitiva em Catende, Recife e Itamarcá. Segundo a polícia, os mandados são contra suspeitos de atrapalhar as investigações da “Operação Tsunami” – que deteve suspeitos de lavagem de dinheiro, desvio de veba e falsificação de documentos.

Prefeito eleito
Professor Josibias Cavalcanti, do PSD, foi o prefeito mais velho eleito no Brasil no dia 2 de outubro. Nascido no dia 9 de agosto de 1928, ele tem 88 anos e irá assumir a prefeitura de Catende, na Mata Sul de Pernambuco, pela terceira vez por meio de eleições diretas. Atualmente, Josibias está à frente da cidade por causa de uma decisão judicial, já que Otacílio Cordeiro – reeleito em 2012 – foi afastado do cargo e está preso por supeita de lavagem de dinheiro, desvio de verba e falsificação de documentos.

 

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10 | O Portal que faz a Diferença.