Nos siga nas redes sociais

Esportes

Prazo final para entrega da Arena da Baixada: 15 de maio

Estádio de Curitiba será o último dos 12 da Copa do Mundo a ficar pronto

Publicado

em

A Arena da Baixada será o último dos 12 estádios da Copa do Mundo a ficar pronto. Ao confirmar Curitiba como sede da competição, em entrevista nesta terça-feira em Florianópolis, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, revelou a nova previsão de entrega do estádio do Atlético-PR: 15 de maio. Até então, o último estádio a ficar pronto para a Copa seria o Itaquerão, em São Paulo, cuja entrega das obras está prevista para dia 15 de abril – o estádio do Corinthians atrasou três meses no cronograma por causa do acidente que provocou a morte de dois operários no final de novembro.

“Em 15 de maio teremos, sim, um estádio que não precisará de testes, um estádio que pode sediar um jogo da Copa imediatamente”, disse Valcke, sendo que o primeira partida do Mundial programada na sede de Curitiba será dia 16 de junho (Irã x Nigéria). “Haverá atrasos, mas teremos o estádio pronto para Copa.”

Segundo relato do secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, a Arena da Baixada não ficaria pronta a tempo de receber a Copa caso fosse mantido o ritmo das obras de janeiro, quando Valcke fez uma vistoria e ameaçou excluir Curitiba da competição.

Estruturas – Valcke também disse que a Fifa não vai bancar as estruturas provisórias para a Copa, principalmente pelo que é montado do lado de fora do estádio, como tendas, área de imprensa, espaços de segurança, entre outras coisas. Ele disse que as cidades-sede têm responsabilidade nisso. “Existem acordos e comprometimentos, e as cidades se propuseram a entregar. Nós pagamos tudo que estamos usando e não estamos pedindo dinheiro para nada.”

Algumas sedes reclamaram de ter de bancar alguns custos, mas a Fifa lembrou que isso foi acordado no Stadium Agreement e que cabe ao proprietário do estádio e à cidade-sede garantir uma estrutura mínima. “As cidades precisam entregar os estádios e as estruturas, incluindo a Fan Fest”, avisou Valcke.

Segundo Ricardo Trade, principal executivo do Comitê Organizador Local (COL), a questão já foi debatida. “Um estádio não fica pronto para a Copa somente com campo e arquibancadas. Nenhum estádio do mundo está pronto para realizar a Copa sem as estruturas complementares. A Fifa e COL têm responsabilidade dividida: ajudar na instalação da área de hospitalidade, na sinalização, na decoração, na colocação de espaços de concessão de comidas e produtos licenciados. A autoridade do estádio fica com uma parte dessa conta.”

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10 | O Portal que faz a Diferença.