Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Pernambuco faz simulação de atendimento para paciente com Ebola

O HUOC será o serviço de referência para receber casos suspeitos de infecção

Publicado em

às

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), realiza na tarde desta quinta-feira (11), na unidade de saúde, ação para simular as medidas adotadas em resposta a um possível caso suspeito de ebola no Estado.

O HUOC será o serviço de referência para receber casos suspeitos de infecção pelo vírus em Pernambuco. A partir da notificação de um caso suspeito, a SES articulará com o SAMU e remoção do paciente até o Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

Todas as medidas de precaução e controle a serem adotadas na assistência aos pacientes são uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – a fim de evitar a sua transmissão dentro do serviço de saúde.

Doença – A Doença por Vírus Ebola é uma doença grave, com uma taxa de letalidade de 90%, em seres humanos e primatas não humanos (tais como macacos, gorilas e chimpanzés). É causada por infecção com um vírus da família Filoviridae, Ebolavirus. A primeira espécie Ebolavirus foi descoberto em 1976 no que hoje é a República Democrática do Congo, perto do rio Ebola. Desde então, os surtos têm aparecido esporadicamente.

Sintomas – Os sintomas mais comuns são: início súbito de febre, fraqueza intensa, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta, seguida de vômitos, diarreia, erupções cutâneas, função hepática renal e deficientes e, em um estágio avançado, hemorragia. Os achados laboratoriais incluem leucopenia, trombocitopenia e elevação das enzimas hepáticas.

Transmissão – Ocorre após o aparecimento dos sintomas e se dá por meio do contato com sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos infectados (incluindo cadáveres) ou do contato com superfícies e objetos contaminados.

Tratamento – Não existe tratamento específico, nem vacina com licença disponível  para controle da doença em humanos e animais. Quando a infecção ocorre, os sintomas geralmente começam de forma abrupta.

[veja_tambem]

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © - 2022 PortalPE10 | O Portal que faz a Diferença.