Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Pernambuco abre mais de 15 mil vagas em cursos técnicos; veja como se inscrever e os editais

As inscrições seguem até o dia 10 no site da Secretaria de Educação e Esportes (SEE).

Publicado

em

ás
Escola Técnica Estadual José Luiz de Mendonça - (Foto: Ademar Filho/Divulgação)

Escola Técnica Estadual José Luiz de Mendonça – (Foto: Ademar Filho/Divulgação)

Começaram na terça-feira (1º) as inscrições para 15.083 vagas em cursos técnicos em escolas de todas as regiões de Pernambuco. As inscrições seguem até o dia 10 no site da Secretaria de Educação e Esportes (SEE). As aulas estão previstas para começar em 2 de agosto.

Do total de vagas, segundo a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), 7.223 são para a modalidade EAD Semipresencial, e 7.860 para Subsequente Presencial. As informações são do Portal Folha de Pernambuco.

Para realizar a inscrição, o candidato deve se cadastrar no site da SEE e validar o cadastro via e-mail.

As provas serão realizadas de 14 a 22 de junho no formato eletrônico e remoto, com 20 questões objetivas de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática.

O período da matrícula é de 5 a 9 de julho e os candidatos devem fazê-la presencialmente na escola ou polo.

As vagas são para cursos como Enfermagem; Rádio, TV e Internet; Design Gráfico; Tradução e Interpretação de Libras; Nutrição e Dietética; Desenvolvimento de Sistemas; Redes de Computadores; Recursos Humanos; Mecânica; e Multimídia.

Atualmente, a rede de escolas técnicas do Estado tem 46 unidades espalhadas por 59 municípios da Região Metropolitana do Recife, Agreste, Zona da Mata e Sertão.

“O Governo do Estado segue sempre buscando oportunidades para que os pernambucanos possam ter uma melhor formação e, consequentemente, mais oportunidades profissionais. O lançamento deste edital neste momento é mais uma conquista para todos os nossos estudantes”, afirma o secretário de Educação do Estado, Marcelo Barros.

“Nós estamos com um processo muito forte de interiorização de novos cursos. A região Agreste, por exemplo, recebe os cursos de Produção de Áudio e Vídeo; Rádio, TV e Internet. Já o Sertão recebe os cursos de Enfermagem e Técnico em Edificações. Fortalecer o interior do Estado e interiorizar a nossa experiência de educação profissional é uma prioridade, pois queremos formar profissionais que serão muito importantes para reconstruir a nossa economia após a pandemia”, frisa George Bento, gerente geral de Educação Profissional da SEE.

Aulas

Na modalidade EAD Semipresencial, as aulas acontecerão à distância, com encontros semanais e provas presenciais ao final do módulo.

Podem se inscrever para esta modalidade estudantes do 2º ano do Ensino Médio em diante ou que já concluíram esta etapa de ensino.

Já a modalidade Subsequente Presencial é voltada para pessoas que já concluíram o Ensino Médio, com aulas presenciais.

Cronograma de inscrição

  • Período de inscrição dos candidatos: 1 a 10/06/2021
  • Realização das provas objetivas: 14 a 22/06/2021
  • Divulgação da prova para revisão: 25/06/2021
  • Recebimento de Recursos: 25 a 28/06/2021
  • Divulgação do Resultado Definitivo (após os recursos): 01/07/2021
  • Período de matrícula: 05 a 09/07/2021
  • Divulgação do Resultado – 1º remanejamento: 13/07/2021
  • Período de matrícula – 1º remanejamento: 14 a 15/07/2021
  • Divulgação do 2º remanejamento: 19/07/2021
  • Início das aulas: 02/08/2021

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.