Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Papa Francisco nomeia novo bispo para diocese de Palmares

O Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Palmares (PE), apresentada por Dom Genival

Publicado

em

ás

O papa Francisco nomeou, na manhã desta quarta-feira (19), o monsenhor Henrique Soares da Costa como novo bispo para a diocese de Palmares,na Mata Sul . O bispo é natural de Penedo (Alagoas).

Dom Henrique Soares da Costa nasceu em 11 de março de 1963 na cidade de Penedo,estudou Filosofia na Universidade Federal de Alagoas e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, obtendo a Licenciatura em Teologia Dogmática .

Em 15 de agosto de 1991 foi ordenado sacerdote e foi encardinado na Arquidiocese de Maceió, onde desempenhou inúmeros cargos.Em 1° de abril de 2009 foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju em Sergipe

O Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Palmares (PE), apresentada por Dom Genival Saraiva de França, em conformidade ao Can. 401 §1 do Código de Direito Canônico do Vaticano. A próxima etapa será a ordenação do novo bispo em dia, hora e local a serem definidos.

Em nota publicada no site da Diocese dos Palmares o novo bispo faz uma saudação ao povo e agradecimento ao bispo Dom Genival, confira alguns treschos

Ao Venerado Irmão no Episcopado Dom Genival Saraiva de França,

Aos sacerdotes e diáconos, seminaristas, consagrados na vida religiosa e membros dos vários grupos e comunidades, ao inteiro Povo de Deus,A todos as pessoas de boa vontade que residem no território canônico da Igreja diocesana de Palmares,

É com profundo afeto de Pastor, nascido da fé em Cristo Jesus, que ora me dirijo a vós todos. Estai certos: através do Santo Padre Francisco, foi o próprio Senhor Quem me designou para Bispo desta Igreja palmarense – é um mistério que devemos acolher na fé!.Desde o primeiro momento em que me foi comunicado que seria vosso Bispo, estais em meu coração, em minha mente, em minha oração, em minha solicitude. Desde já vos amo no Senhor, como membros do rebanho que o Bom Pastor Jesus, nos Seus insondáveis desígnios, agora me confia.

Irei a vós na fé, irei a vós para lavar-vos os pés, como fez o “Pastor e Bispo de nossas almas” (1Pd 2,25), Jesus Nosso Senhor. Irei para confirmar-vos na santa fé católica e apostólica e por vós ser animado e confirmado no discipulado do Nosso grande Deus e Senhor Jesus Cristo.

Sacerdote completou 75 anos em abril de 2013. (Foto: Divulgação/ Diocese de Palmares)Ao meu caríssimo Irmão, Dom Genival, que durante quatorze anos pastoreou com amor e dedicação, prudência e sabedoria, esta Igreja de Palmares, minha saudação fraterna, minha gratidão, minha sincera veneração! Que Deus o recompense como só Ele sabe fazer aos Seus servos bons e fieis (cf. Mt 25,21)!Finalmente, minha afetuosa e cordial saudação a todos quantos integram a sociedade civil no território da nossa Diocese de Palmares. Recordo agora as autoridades civis e militares dos vários municípios onde se encontram nossas paróquias. Estai certos de que em mim encontrareis sempre um parceiro e um amigo que vem para construir pontes e nunca fechar portas. Dirijo-me também aos irmãos cristãos das várias denominações provindas da Reforma. Meu desejo sincero é que possamos viver e conviver como irmãos no Senhor e, na medida do possível, testemunhar com o respeito mútuo e a caridade fraterna, a santidade do nosso Salvador Jesus Cristo!

Caríssimos diocesanos, caro Povo de Deus da Igreja de Palmares, prezados amigos desta Mata Sul pernambucana, que o Senhor em breve permita que nos encontremos! Desde já rezo por vós, desde já vos estimo, desde já vos abençoo. Na fé irei ao vosso encontro, na fé suplico que me acolhais como o enviado do Senhor para ser vosso pastor e pai. Que o Cristo Jesus, manso e humilde de Coração (cf. Mt 11,29), Padroeiro divino da nossa Diocese, nos conceda – a mim e a vós –, pela intercessão da Virgem da Conceição, a graça de um Coração semelhante ao Seu Coração.

Aracaju, 19 de março do Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2014, Solenidade de São José, Esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria.


Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.