Nos siga nas redes sociais

Palmares

Outubro Rosa: Meu nome é Cryslaine e eu venci a luta contra o câncer do colo do útero

A história de hoje é da guerreira Maria Cryslaine Gouveia de que após muita luta e sempre com muita fé, ela venceu o câncer no colo do útero

Publicado

em

ás

A Campanha Mundial Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar quanto a prevenção do câncer de mama por meio do diagnóstico precoce. O surgimento da campanha ocorreu nos Estados Unidos e foi aderido por todo o mundo e reforça a importância da mamografia e do auto exame no combate à doença.

Se detectado no início, o câncer de mama, principal tipo de câncer que acomete as mulheres em todo o mundo, tem 95% de chances de cura, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

O PortalPE10 conta a  história de hoje é da guerreira, Maria Cryslaine Gouveia de que após muita luta e sempre com muita fé, ela venceu o câncer  do colo do útero.

Maria Cryslaine Gouveia

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.

Excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Embora o tema assuste, é importante conhecer um pouco mais sobre essa doença. Para isso, você conhecerá uma historia de jovem mulher guerreira que venceram a luta contra o câncer de útero e hoje buscam ajudar outras mulheres contando sua história.

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.