Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Obrigatoriedade do extintor ABC é adiada para outubro de 2015

Os carros fabricados a partir de 2005 já são equipados com esse tipo de equipamento

Publicado

em

ás

Mais uma vez, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) resolveu adiar o prazo para a obrigatoriedade da instalação de extintores de incêndio do tipo ABC nos carros. A data limite era 1º de julho e passou a ser três meses depois, em 1° de outubro.

Prazo para ter extintor ABC agora é 1º de outubro / Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

A decisão foi tomada na reunião do Conselho realizada nessa quarta-feira (17), atendendo a um pedido do ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), apresentado ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A justificativa da pasta foi de que a Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos Contra Incêndio e Cilindros de Alta Pressão (ABIEX) alegou falta de tempo hábil para abastecer o mercado.

A exigência já havia sido adiada duas vezes antes, depois que motoristas tiveram dificuldades de encontrar os extintores para comprar. O primeiro prazo estabelecido foi 1º de janeiro e depois 1º de abril.

Os carros fabricados a partir de 2005 já são equipados com esse tipo de equipamento, com carga à base de bicarbonato de sódio e validade de cinco anos. 

Os antigos extintores, da categoria BC, são eficazes somente contra chamas em equipamentos elétricos ou provocadas por líquidos inflamáveis, enquanto os novos podem também apagar o fogo, por exemplo, no estofado do carro.

Utilizar o extintor do tipo diferente do exigido é uma infração grave, com multa no valor de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira. Cabe ao motorista verificar o prazo de validade do equipamento, se ele está em boas condições e o indicador da pressão do extintor, cujo ponteiro deve estar sobre a faixa verde

Jornal do Commercio.

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.