Política
Publicada em 28 de janeiro de 2014 às 10:14:01. Atualizada em 28 de janeiro de 2014 às 10:14:01.
MPF move ação para alterar pena aplicada ao ex-prefeito de São Benedito do Sul
O ex-prefeito já foi condenado em outros processos por cometer atos que demonstram irresponsabilidade na gestão
Por: Marcos Phelipe

Fabinho / Fábio Dantas Da Silveira BarrosO Ministério Público Federal (MPF) em Palmares, recorreu de duas sentenças que condenaram Fábio Dantas da Silveira Barros, ex-prefeito do município de São Benedito do Sul, a dois anos de prisão, em cada julgamento, por crime de responsabilidade. As penas foram substituídas pela Justiça Federal a penas restritivas de direitos que consistem na prestação de serviços à comunidade e entrega de cestas básicas a entidades públicas.

A procuradora da República Silvia Regina Pontes Lopes, responsável pelo caso, ressalta que, de acordo com o Código Penal, uma das possibilidades de aplicação da pena restritiva de direitos ocorre quando as circunstâncias judiciais são favoráveis ao réu, tendo a própria Justiça reconhecido que não foi o caso do ex-prefeito. Sendo assim, o MPF requer que seja aplicada ao condenado a pena privativa de liberdade e não a restritiva de direitos.

Para o MPF, as penas restritivas de direitos foram aplicadas de forma equivocada e a decisão da Justiça Federal foi contraditória, uma vez que reconheceu a existência de circunstâncias judiciais desfavoráveis a Fábio Barros. A Justiça considerou a culpabilidade, personalidade e circunstâncias do crime, porém deixou de aplicar, de forma definitiva, a pena privativa de liberdade ao condenado.



Irregularidades – Segundo consta nos processos, o ex-gestor deixou de prestar contas da devida aplicação dos recursos federais recebidos pelo Ministério da Integração Nacional (RS 300 mil) e pelo Ministério da Educação (RS 68,328 mil), na época em que foi prefeito do município, entre os anos de 1997 e 2004.

O ex-prefeito já foi condenado em outros processos por cometer atos que demonstram irresponsabilidade na gestão de recursos públicos.

Tags: Politica, Perambuco
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.
2019 © Copyright. Todos os Direitos Reservados