Esportes
Copa do Brasil: saiba quais marcas estão em jogo na final
Em vantagem, Atlético quer 1º título, que evitará tríplice coroa do rival Cruzeiro.
Publicada em 26 de novembro de 2014 às 16:39:19.
Por: Gilberto Ferreira

Seja qual for o resultado da decisão desta quarta-feira, Minas Gerais vai se igualar ao Rio de Janeiro em número de títulos da Copa do Brasil, com cinco troféus para cada Estado. O Atlético-MG, porém, quer evitar que o rival Cruzeiro atinja o feito sozinho – e, de quebra, se isole como o maior vencedor da competição. Com quatro títulos (1993, 1996, 2000 e 2003), a equipe azul está empatada com o Grêmio entre os maiores campeões, enquanto o Atlético vai a campo em busca de seu primeiro título.

Além de quebrar a hegemonia do Cruzeiro na competição, o Atlético-MG tem mais uma motivação especial para o grande clássico: evitar que a metade azul do estado comemore a segunda tríplice coroa de sua história – a primeira aconteceu em 2003, com os títulos do Mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileirão. Para derrubar todas essas marcas, o Atlético pode até perder por um gol de diferença, já que venceu o jogo de ida por 2 a 0, no Independência. O clássico mineiro mais importante de todos os tempos começa às 22 horas (de Brasília), no Mineirão. Informações da Veja.



Além dos quatro títulos, o Cruzeiro também tem um vice-campeonato da Copa do Brasil em seu currículo: foi derrotado em 1998, no último minuto da decisão contra o Palmeiras, no Morumbi. Curiosamente, o técnico da equipe era Levir Culpi, adversário da final desta noite. Por outro lado, o Atlético, clube que mais participou do torneio (25 de 26 edições), jamais havia chegado à decisão.

Seus melhores resultados foram as semifinais de 2000 e 2002, perdidas para São Paulo e Brasiliense, respectivamente. Mas se a vontade dos atleticanos é frear a empolgação do rival, que conquistou o bicampeonato seguido do Brasileirão no último domingo, pelo lado do Cruzeiro o sonho da segunda tríplice coroa é uma motivação mais que especial. "Esse feito ficará marcado nacionalmente e internacionalmente. Só o Cruzeiro e o Bayern de Munique têm a tríplice coroa", provocou o meia cruzeirense Ricardo Goulart antes da final.

Mas se psicologicamente o momento do Cruzeiro é melhor, fisicamente o Atlético chega mais inteiro à partida desta quarta. Com a equipe fora da disputa pelo título brasileiro, o técnico Levir Culpi poupou titulares no fim de semana, enquanto o Cruzeiro se arrastou para vencer o Brasileirão debaixo de um temporal contra o Goiás. Apesar de ter ficado com o título, o Cruzeiro perdeu duas vezes para o Atlético no Brasileirão, fato que anima os alvinegros. "A gente sabe jogar contra o Cruzeiro. Isso está provado. Não temos de jogar com o resultado. Nossa equipe é forte e tem totais condições de sair com a vitória. Não tem de esperar. Temos de jogar para cima porque é nosso estilo de jogo", afirmou o atacante Luan, destaque do Atlético na campanha. 

Rircardo Goulart e Leandro Donizete disputam bola no clássico mineiro

Escalações - Tanto Levir Culpi quanto Marcelo Oliveira fecharam parte dos treinos de terça-feira à imprensa. O Atlético poderá contar com praticamente todos os atletas que vêm atuando nos últimos jogos. Recuperado de lesão, Guilherme volta a ficar à disposição. A única baixa é o volante Josué, que vai cumprir suspensão – Rafael Carioca entra na equipe. Já o Cruzeiro não teve condições de preservar as principais estrelas, e sofre com o desgaste pelo excesso de partidas.

Marcelo Oliveira tem problemas para escalar a equipe na lateral direita, já que Ceará e Mayke, que são atletas da posição, estão lesionados. O campeão brasileiro deve entrar em campo com Fábio; Willian Farias (ou Henrique), Léo, Bruno Rodrigo e Egídio; Henrique (ou Nilton), Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Marcelo Moreno. Já o Atlético buscará o título inédito com Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo e Luan; Diego Tardelli e Carlos. O árbitro da partida será o paulista Luiz Flavio de Oliveira. 


Whatsapp PortalPE10 9 9974-3875 - Canal direto com nossa redação - Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você
Tags: Esportes, Final, Copa do Brasil
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.
2020 © Copyright. Todos os Direitos Reservados