Mundo
Franceses voltam aos cafés depois de mais de dois meses de fechamento
Em Paris, cafés só podem servir nas calçadas. Nova fase de relaxamento da quarentena também permite viagens.
Publicada em 02 de junho de 2020 às 15:43:08.
Por: Redação PortalPE10 | Fonte: G1

Depois de mais de dois meses de fechamento devido à pandemia de Covid-19, os franceses puderam voltar nesta terça-feira (2) aos cafés e restaurantes e viajar para além dos 100 km de distância de suas casas.

As novidades marcam mais uma fase de relaxamento da quarentena na França. Todos os cafés, bares e restaurantes do país estavam fechados desde 17 de março, quando o confinamento geral foi decretado pelo governo para conter o surto de Covid-19, o que representou um duro golpe para a economia.



Em Paris, muitos bares levaram ao pé da letra o início oficial da segunda fase do relaxamento da quarentena e começaram a receber os clientes em mesas nas calçadas a partir da meia-noite desta terça.

Porém, tiveram de fechar às 2h da manhã, horário limite de funcionamento desses estabelecimentos, de acordo com a Rádio França Internacional (RFI).

Graças a uma queda no número de mortes no país, que chega a quase 29 mil, e uma queda no número de pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o governo autorizou a reabertura de todos os estabelecimentos na França.

Porém, apesar do sentimento de liberdade que a medida faz surgir, as autoridades fazem apelo ao respeito das medidas de proteção para conter a disseminação do novo coronavírus. Em Paris, onde o vírus continua a circular mais ativamente do que no resto do país, os estabelecimentos só podem servir nas áreas externas.

Em caso de uma segunda onda da doença, o governo já previu que as medidas de confinamento podem ser restabelecidas, especialmente das de restrição de circulação.

No entanto, o otimismo está no ar, e o início desta nova etapa é comemorada até mesmo pelo presidente francês, Emmanuel Macron.

"A reabertura de cafés, hotéis e restaurantes é um sinal da volta dos dias felizes! Não há dúvidas que os franceses sairão para retomar essa característica do nosso espírito, nossa cultura e nossa arte de viver", afirmou no Twitter.


Whatsapp PortalPE10 9 9974-3875 - Canal direto com nossa redação - Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você
Tags: Mundo, Surto, Doença, Coronavírus
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.
2020 © Copyright. Todos os Direitos Reservados