Chuvas
Barragem em PE pode se romper e provocar enchente em Alagoas
Barragem em Águas Belas (PE) está com fissuras e rompimento pode atingir municípios alagoanos de Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras e Batalha.
Publicada em 03 de abril de 2020 às 21:57:25.
Por: Marcos André | Fonte: G1


A Secretaria de Insfraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) informou nesta sexta-feira (3) que a Barragem de Ipanema, localizada em Águas Belas, no Agreste de Pernambuco, encontra-se em estado de emergência.

Segundo a Seinfra, há alguns dias, o reservatório, cuja capacidade é de 1.120.000 metros cúbicos, está transbordando por conta das fortes chuvas registradas na região. Nesta sexta (3), técnicos da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos estiveram no local e comunicaram a situação à administração municipal, à Agência Nacional de Águas (ANA), à Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL), e à Defesa Civil Estadual.
Como medida preventiva, a Prefeitura de Águas Belas e a Defesa Civil estão direcionando os esforços para a retirada imediata das famílias localizadas nas comunidades ribeirinhas que apresentam risco de serem afetadas com o possível rompimento. A prefeitura também já acionou a Defesa Civil do estado para ajudar na operação e alertou a Prefeitura de Itaíba para que possa tomar as devidas providências sobre os ribeirinhos do outro lado do rio Ipanema.
O alerta diz que, se houver mesmo o rompimento, os municípios alagoanos de Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras e Batalha podem sofrer enchentes. Santana do Ipanema já sofreu duas enchentes em uma semana.De acordo com a Semarh, a barragem de Águas Belas, que fica a aproximadamente 30 quilômetros de Poço das Trincheiras, apresenta fissuras consideráveis e, em caso de rompimento, a água atingiria os três municípios alagoanos em 90 minutos.



Por meio de um vídeo, o tenente-coronel Leopardi, comandante do 9º GBM, e um representante da Defesa Civil de Santana do Ipanema alertam a população ribeirinha da cidade.

"Hoje, 3 de abril, às 18h, recebemos um alerta da Defesa Civil do estado de Pernambuco sobre o risco iminente de rompimento de barragem Águas Belas. Diante dessas circunstâncias, o Corpo de Bombeiros orienta a população ribeirinha a sair de suas casas. É um momento importante, porque a gente tem que emitir esse alerta para evitar maiores perdas", disse o tenente-coronel Leopardi.

"Complementando o que o coronel está falando, saiam das suas residências. Se ocorrer, vamos ter a terceira enchente. Vimos o tamanho do desastre que vivemos e não queremos que tenha nenhuma vítima", explicou o representante da Defesa Civil Municipal de Santana do Ipanema.



Whatsapp PortalPE10 9 9974-3875 - Canal direto com nossa redação - Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você
Tags: Cotidiano,Brasil, PortalPE10
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.
2020 © Copyright. Todos os Direitos Reservados