Brasil
Mais de 2,5 milhões de inscrições já foram realizadas no Sisu
Sistema do MEC permite que estudantes utilizem a nota do Enem para concorrerem a vagas em instituições públicas de ensino superior.
Publicada em 23 de janeiro de 2020 às 09:33:23.
Por: Redação PortalPE10 | Fonte: MEC



Com a possibilidade de escolher até duas opções de curso das instituições participantes, os estudantes de todo o país não param de acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Mais de 2,5 milhões de inscrições já foram realizadas até o momento. O número foi atualizado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, no final da noite desta quarta-feira, 22 de janeiro.

Além da quantidade de inscrições, o ministro destacou o número de inscritos, que já chegou a 1.315.000 estudantes. "O sistema está rodando normalmente. Não teve interrupção. [...] Está tudo funcionando", afirmou o ministro em vídeo publicado em rede social.



Entre meia-noite e 1 hora desta quinta-feira, 22, o Sisu será interrompido para que seja realizada a classificação de todas as inscrições. "Acontece toda noite. É normal e precisa ser feito para ranquear as inscrições. Com isso, os estudantes podem saber as chances de entrar em uma vaga ou em outra", explicou Weintraub.

O período para inscrições no Sisu fica aberto até as 23h59 de domingo, 26. O Sisu é a principal forma de acessar o ensino superior público com a nota do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgada na semana passada.

Para participar da seleção, é necessário não ter zerado a redação na edição de 2019 do exame. Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas de todo o país. A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do programa na internet.

O sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

A data final de inscrições seria sexta-feira, 24. Com as inconsistências na correção das provas do Enem, o Ministério da Educação (MEC) decidiu dar mais tempo para os estudantes, para evitar prejuízos. Os resultados serão divulgados no dia 28 de janeiro.

Confira abaixo as demais datas:

  • Matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes: até 4 de fevereiro;
  • Lançamento da ocupação nas vagas pelas instituições participantes: até 7 de fevereiro;
  • Manifestação de interesse para constar na lista de espera: até as 23h59 de 4 de fevereiro.

O cronograma foi publicado na edição de 3 de dezembro, do Diário Oficial da União (DOU). O edital completo está na página do Sisu e a retificação com a prorrogação do prazo, na edição do DOU desta terça-feira, 21 de janeiro.

Confira o cronograma dos principais programas do MEC para acesso ao ensino superior.


Whatsapp PortalPE10 9 9974-3875 - Canal direto com nossa redação - Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você
Tags: Sisu, Enem, Faculdade, Universidade, Brasil, Educação
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.
2020 © Copyright. Todos os Direitos Reservados