Pernambuco
Aprovado o projeto que garante liberdade de pensamento em escolas a professores e estudantes
Aprovado o projeto que garante liberdade de pensamento em escolas
Publicada em 05 de dezembro de 2019 às 07:44:50.
Por: Marcos André | Fonte: OP9




A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou nesta quarta-feira (4) um projeto que garante a liberdade de pensamento a professores e estudantes em escolas públicas e privadas no estado. Assim, fica proibida a gravação de aulas com o objetivo de constranger docentes e alunos.

O assunto ganhou repercussão durante as eleições do ano passado após Jair Bolsonaro (PSL) defender o projeto Escola Sem Partido no Congresso e a deputada estadual Ana Caroline Campagnolo (PSL) criar um canal informal de denúncias na internet com o intuito de gravar professores em sala de aula.

Em Pernambuco, a proposta veda qualquer tipo de censura prévia, repressão, ameaça ou violência ideológica, além de atos de discriminação, calúnia, difamação ou injúria. As instituições públicas e particulares deverão disciplinar o uso de celulares e outros equipamentos eletrônicos em sala de aula.



Para o relator da matéria, José Queiroz (PDT), a liberdade de pensamento nas salas de aula é necessário para a democracia. Já o deputado Romero Sales Filho (PTB), que votou contra a proposta, disse que ela dá “liberdade excessiva” aos docentes. “Professores, nas escolas, são para dar matérias concernentes a Português, Matemática e História, e devem se ater a esses assuntos”, afirmou.

O projeto é de autoria do mandato coletivo Juntas e precisa ser analisado em outras comissões antes de ser votado em plenário.

Tags: Politica, Governo, Brasil
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.
2020 © Copyright. Todos os Direitos Reservados