Brasil
Publicada em 10 de julho de 2019 às 22:42:35. Atualizada em 10 de julho de 2019 às 22:42:35.
Golpe do WhatsApp promete liberar 13º do Bolsa Família
Golpe do WhatsApp promete liberar 13º do Bolsa Família
Por: Marcos André | Fonte: LeiaJá


Resultado de imagem para Golpe do WhatsApp promete liberar 13º do Bolsa Família

Um novo golpe na internet tem circulado pelo país e cerca de 180 mil pessoas já acessaram um site classificado como malicioso. O golpe da vez consiste em uma mensagem recebida pelo WhatsApp prometendo liberar o 13º salário para beneficiários do programa Bolsa Família.

A mensagem enviada para os celulares apresenta um link que supostamente revelaria se a pessoa tem direito ao 13º salário do programa social. Ao clicar no link, o usuário é levado para uma tela com a logomarca do programa. No site, o internauta é instruído a preencher um formulário de uma pesquisa com informações pessoais, como nome completo, endereço e CPF.



No passo seguinte, o site informa que, para acessar o benefício, é preciso compartilhar o link com os contatos e grupos do WhatsApp, espalhando o golpe para terceiros, e conceder permissão para receber notificações, o que permitiria o recebimento de outros golpes. Por fim, o usuário é direcionado a uma página com pedido para que ele faça o download de aplicativos, possivelmente infectados.

De acordo com a Polícia Federal (PF), que emitiu um alerta sobre o perigo do golpe, os cerca de 180 mil acessos ao site malicioso ocorreram em um período aproximado de uma semana. "Essa não é a primeira vez que criminosos utilizam programas do governo federal como plano de fundo para seus golpes, pois, como esses temas costumam ter bastante apelo com a população, eles facilmente viralizam", diz a comunição da PF.

O esquema afeta tanto o sistema Android quanto o iOS. No iPhone, entretanto, o golpe induz apenas a vítima a permitir o envio de novas notificações. Segundo a PF, os dados podem ser usados para golpes com cartões de crédito, constituição de empresas falsas, abertura de contas bancárias e realização de empréstimos. A Polícia Civil deve investigar a origem das mensagens.

Tags: Cotidiano,Brasil, PortalPE10
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.
2019 © Copyright. Todos os Direitos Reservados