Copa América
Publicada em 07 de julho de 2019 às 11:32:48. Atualizada em 07 de julho de 2019 às 11:32:48.
Brasil x Peru: em seleção 'paulista', quem pode ser campeão da Copa América 'em casa' no Maracanã
Há muito tempo, o Maracanã deixou de ser casa da seleção brasileira
Por: Murilo Souza | Fonte: ESPN



Há muito tempo, o Maracanã deixou de ser casa da seleção brasileira. Período em que os principais talentos do país também duram cada vez menos nos gramados nacionais. Distância que não apaga, porém, os laços dos hoje astros com os lugares onde nasceram.

Motivo pelo qual a final da Copa América neste domingo, no Maracanã, contra o Peru, será especial para os 23 jogadores do Brasil, mas terá gosto especial para quatro deles: Thiago Silva, Allan, Philippe Coutinho e Lucas Paquetá são os únicos “da casa”, nascidos no Rio de Janeiro.



A seleção que tenta ser campeã pela primeira vez depois de seis anos, desde o título da Copa das Confederações de 2013, no mesmo Maracanã, é dominada por paulistas. São Paulo é, de longe, o estado mais representado no grupo, com nove jogadores nascidos por lá.

Já o Rio aparece logo em seguida, com quatro cariocas, todos nascidos na capital fluminense. Allan é do bairro de Ramos, na Zona Norte, onde também fica o menos conhecido Rocha, “berço” de Coutinho. Thiago Silva, por sua vez, é de Santa Cruz, na Zona Oeste, enquanto Paquetá, como o nome pelo qual ficou conhecido sugere, foi criado na ilha de Paquetá.

Somente outros dois estados têm mais de um representante na atual seleção brasileira: o Rio Grande do Sul, com Alisson (da cidade de Novo Hamburgo) e Cássio (de Veranópolis); e Santa Catarina, terra de Fernandinho (de Londrina) e Filipe Luís (de Jaraguá do Sul).

Todos os outros lugares representados no grupo de Tite têm “filhos únicos”. Entre os que devem ser titulares neste domingo, por exemplo, Arthur é Goiás (Goiânia), Everton do Ceará (Maracanaú), Daniel Alves da Bahia (Juazeiro), e Roberto Firmino de Alagoas (Maceió).

Completam as localizações da seleção o atacante Richarlison, nascido na cidade de Nova Venécia, no Espírito Santo; e o zagueiro Miranda, nascido em Paranavaí, no Paraná.

Nenhum lugar supera, porém, o domínio paulista, com Alex Sandro (Catanduva), Casemiro (São José dos Campos), David Neres (São Paulo), Ederson (Osasco), Fagner (São Paulo), Gabriel Jesus (São Paulo), Marquinhos (São Paulo), Militão (Sertãozinho) e Willian (Ribeirão Pires).

Brasil e Peru decidem a Copa América neste domingo, às 17h (horário de Brasília), no Maracanã, Rio de Janeiro.

Tags: Copa, América
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.
2019 © Copyright. Todos os Direitos Reservados