O Brasil goleou o Peru neste sábado por 5 a 0, na Arena Corinthians, e garantiu a primeira colocação de sua chave na Copa América. O adversário nas quartas de final, porém, ainda está longe de ser conhecido.
No momento, são seis rivais possíveis: Argentina, Uruguai, Paraguai, Japão, Catar e Equador.
A seleção brasileira fechou o Grupo A na liderança, com sete pontos. A Venezuela ficou na segunda colocação, com cinco tentos, e também se classificou. O Peru, com quatro pontos, aguarda a definição das outras chaves, pois classificam-se os dois melhores terceiros.
No Grupo B, a Colômbia já garantiu a liderança com uma rodada de antecedência. Paraguai, com dois pontos e saldo zerado, Catar, com um ponto e saldo de -1, e Argentina, com um ponto e saldo de -2, ainda disputam vaga.
No Grupo C, o Chile já se classificou e tem seis pontos. Uruguai, com 4 pontos e 4 de saldo, Japão, com 1 ponto e -4 de saldo, e Equador, zerado e com -5 de saldo, ainda lutam por classificação.
Para o Brasil, o adversário nas quartas de final, em Porto Alegre, na próxima quinta-feira, será o terceiro colocado do grupo C, caso ele se classifique. Se passarem os terceiros colocados dos grupos A e B, o Brasil enfrenta o do Grupo B.
Veja o que precisa acontecer em cada cenário:
Argentina:
Terminar em terceiro lugar do Grupo B e o terceiro lugar do Grupo C ter campanha pior que Argentina e Peru. Esse cenário pode acontecer com vitória ou mesmo empate da Argentina, além da combinação de resultados.
Uruguai:
Terminar em terceiro lugar do Grupo C e estar entre os dois melhores terceiros colocados. Para tanto, precisa perder do Chile e ser ultrapassado pelo Japão no saldo, além da combinação com outros grupos.
Paraguai:
Terminar em terceiro lugar do Grupo B e o terceiro lugar do Grupo C ter campanha pior que Paraguai e Peru. Esse cenário pode acontecer com empate ou mesmo derrota do Paraguai para a Colômbia, dependendo dos outros resultados.
Japão:
Terminar em terceiro lugar do Grupo C e estar entre os dois melhores terceiros colocados. Isso pode acontecer com vitória ou mesmo empate do Japão diante do Equador, dependendo dos resultados do Grupo B.
Catar:
Terminar em terceiro lugar do Grupo B e o terceiro lugar do Grupo C ter campanha pior que Catar e Peru. Esse cenário pode acontecer com vitória ou empate do Catar diante da Argentina, além da combinação de resultados.
Equador:
Terminar em terceiro lugar do Grupo C e estar entre os dois melhores terceiros colocados. Esse cenário só pode ocorrer em caso de vitória do Equador sobre o Japão, além da combinação de resultados.
Tags: Copa, América