Copa América
Publicada em 19 de junho de 2019 às 22:30:38. Atualizada em 19 de junho de 2019 às 22:30:38.
Colômbia arranca vitória na marra contra Catar e se garante nas quartas
Depois de aprontar para cima do Paraguai, a seleção do Catar voltou a surpreender na edição 2019 da Copa América
Por: Murilo Souza | Fonte: Gazeta Esportiva



Depois de aprontar para cima do Paraguai, a seleção do Catar voltou a surpreender na edição 2019 da Copa América. Dessa vez no estádio do Morumbi, em São Paulo, os convidados asiáticos seguraram um empate com a Colômbia até os 40 minutos do segundo tempo, quando a genialidade de James Rodríguez e o oportunismo de Zapata falaram mais alto.

Apesar do sufoco e da dificuldade, com o triunfo por 1 a 0 os sul-americanos garantiram vaga antecipada às quartas de final do torneio e colocaram ainda mais pressão em cima de seus concorrentes. Os catarianos, arrasados ao fim do jogo, receberam os aplausos de todos e agora dependem de uma combinação bastante complicada para irem à próxima fase.



Argentina e Paraguai ainda se enfrentam nessa quarta, às 21h30, no Mineirão. Os argentinos buscam os primeiros pontos, enquanto os paraguaios partem de um ponto ganho até aqui. A terceira e última rodada do Grupo B prevê os seguintes duelos: Colômbia x Paraguai e Argentina x Catar, ambos agendados para domingo que vem.

Logo no início do jogo um detalhe importante ficou evidente. Mais altos, os colombianos abusariam da bola aérea. E assim chegaram a um gol com menos de cinco minutos. A frustração, porém, não demorou com a anulação do lance pela posição irregular de Martínez.

James também teve sua oportunidade pelo alto, mas nem toda liberdade dentro da área fez o camisa 10 acertar o alvo. Cuadrado foi outro a levar perigo em chute de fora da área que obrigou a primeira boa defesa de Al-Sheeb.

Aos poucos, os catarianos iam provando a todos a qualidade que lhes rendeu o título da Copa da Ásia. Bem postados, alinhados, com uma marcação por zona bem encaixada, os azarões conseguiram segurar os sul-americanos até o intervalo.

A etapa final seguiu com ritmo semelhante, apenas com acréscimo de ares dramáticos no estádio são-paulino.

Os brasileiros presentes na torcida escolheram o Catar e passaram a rivalizar nos cânticos. Dentro de campo, o VAR voltou a ser protagonista. O árbitro venezuelano chegou a marcar uma penalidade para os colombianos e advertir um atleta catariano por reclamação. Ao ser orientado a rever a jogada, Alexis Herrera mudou de ideia. Cancelou tanto o penal quanto a advertência.

Carlos Queiróz, então, mandou Falcao Garcia a campo. O centroavante acabou preservado, talvez por estar pendurado. Sorte do Catar que Al-Sheeb estava em noite inspirada, principalmente no duelo particular com Martínez, herói contra a Argentina, mas que não conseguiu vencer o arqueiro asiático.

Todo o esforço de Al-Sheeb só não foi recompensado porque a bola aérea, como já era de se imaginar nos primeiros movimentos da partida, acabou sendo decisiva. Aos 40 minutos, James cavou de trivela e Zapata subiu mais alto que toda zaga do Catar para, de cabeça, colocar a bola no ângulo, sem chance para Al-Sheeb.

O gol foi um verdadeiro alívio aos colombianos, que comemoram muito na bandeira de escanteio e viram o estádio explodir. O apito final confirmou a classificação antecipada dos sul-americanos e também deixou a equipe asiática em situação bastante complicada no Grupo B.

FICHA TÉCNICA

COLÔMBIA 1 x 0 CATAR

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Data: 19 de junho de 2019, quarta-feira

Horário: 18h30 (de Brasília)

Árbitro: Alexis Herrera (VEN)

Assistentes: Luis Murillo (VEN) e Nicolas Tarán (URU)

VAR: Jesús Valenzuela (VEN)

Cartões amarelos: Uribe (COL); Madibo, Hassan, Pedro Miguel, Akram Afif (CAT)

Público pagante: 22.079 pagantes

Público não pagante: 2.683

Renda: R$ 5.385.300,00

GOL:

Colômbia: Zapata, aos 40 minutos do 2T.

COLÔMBIA: Ospina; Medina (Santiago Arias), Davinson Sánchez, Mina e Tesillo; Barrios, Uribe e Cuadrado (Falcao Garcia); James Rodríguez, Zapata e Martínez (Luis Díaz)

Técnico: Carlos Queiroz

CATAR: Al-Sheeb, Pedro Miguel, Hisham, Salman e Hassan; Madibo, Khoukhi, Al-Haydos (Ahmad) e Hatem (Karim Boudiaf); Akram Afif e Almoez Abdulla

Técnico: Félix Sánchez

Tags: Copa, América
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.
2019 © Copyright. Todos os Direitos Reservados