Copa 2014
Com Francisco e Bento XVI, final da Copa põe Vaticano em situação inédita
Pela 1ª vez, países de origem de dois papas vivos se enfrentam em Copa.
Publicada em 13 de julio de 2014 às 09:46:48.
Por: Marcelo Passos

À esquerda, o Papa Emérito Bento XVI, que é alemão; à direita, Papa Francisco segura bandeira da Argentina, país onde nasceu  (Foto: Max Rossi/Reuters/Luca Zennaro/AFP)

Neste domingo (13), Alemanha e Argentina se enfrentam no Maracanã, às 16h, para disputar a final da Copa do Mundo do Brasil. É a terceira vez que as duas seleções vão se encontrar em busca do título do Mundial, mas será a primeira final de Copa na história em que dois papas vivos, um alemão e um argentino, coabitam o Vaticano e poderão torcer por seus respectivos países e times -- ambos vestidos de branco e sob o título de "Sua Santidade".

Jorge Mario Bergoglio, de 77 anos, é nascido em Buenos Aires. Foi escolhido como pontífice no conclave de março de 2013, após a renúncia de Bento XVI, e optou pelo nome Francisco. É o primeiro papa latino-americano da Igreja Católica e, como bom argentino, é fanático por futebol. Já deu demonstrações públicas de afeto pela seleção de seu país, mesmo com o "pedido de neutralidade" feito por autoridades de outros países.



Seu antecessor, o alemão Joseph Ratzinger, de 87 anos, nasceu na cidade alemã de Marktl am Inn e foi escolhido como Papa no conclave de 2005, após a morte de João Paulo II. Ele optou pelo nome de Bento XVI e renunciou ao cargo em fevereiro de 2013, tornando-se Papa Emérito. Nunca demonstrou publicamente ser torcedor de algum time, mas já reconheceu em um texto o valor do futebol como uma maneira de ensinar a importância do espírito de equipe.Apesar da situação curiosa no Vaticano, é pouco provável que eles dois assistam ao jogo juntos, segundo informou a Santa Sé.


Whatsapp PortalPE10 9 9974-3875 - Canal direto com nossa redação - Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você
Tags: Esporte,Copa 2014
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.
2020 © Copyright. Todos os Direitos Reservados