Eleições 2018
Publicada em 08 de outubro de 2018 às 21:53:35. Atualizada em 08 de outubro de 2018 às 21:53:35.
Cinco capitais nordestinas deram vitória a Bolsonaro e três a Fernando Haddad
A votação mais expressiva de Bolsonaro foi em Maceió (AL), onde ele obteve mais de 52% dos votos válidos.
Por: Bruna Cavalcante | Fonte: UOL


Resultado de imagem para bolsonaro e haddad

Se o Nordeste foi o principal entrave para que Jair Bolsonaro fosse eleito presidente no primeiro turno, esse fenômeno não se deveu à votação das metrópoles da região. Enquanto o candidato petista Fernando Haddad venceu em oito dos nove estados — a exceção foi o Ceará, onde ele ficou atrás de Ciro Gomes (PDT), que obteve 40,95% dos voto válidos —  o candidato do PSL foi o mais votado em cinco das nove capitais nordestinas. Ciro Gomes, que ficou de fora do segundo turno, conseguiu vencer em Fortaleza, capital do Ceará, estado onde construiu a sua base política.

A votação mais expressiva de Bolsonaro foi em Maceió (AL), onde ele obteve mais de 52% dos votos válidos. A vitória mais apertada, por outro lado, foi em Aracaju (SE). O capitão da reserva somou quase 40% dos votos válidos, enquanto seu oponente no segundo turno, Fernando Haddad, ficou com pouco mais de 28%. Ele ainda foi o mais votado em João Pessoa (PB), Recife (PE) e Natal (RN), onde conquistou 49%, 43% e 44% dos votos válidos, respectivamente.



O candidato do PT, por sua vez, conseguiu ser o mais votado em três capitais da região: Teresina (PI), São Luís (MA) e Salvador (BA). Nesta última, Haddad venceu por uma larga margem: somou quase 48%, contra 27% de Bolsonaro. Já na capital maranhense, ele computou pouco mais de 38%, construindo uma vitória apertada de pouco mais de 2 pontos percentuais sobre o candidato do PSL. Em Teresina, o petista derrotou o capitão da reserva por uma vantagem de quase 13 pontos percentuais.

Exceção

A única capital que resistiu à polarização entre os candidatos conduzidos ao segundo turno foi Fortaleza. Reduto eleitoral de Ciro Gomes, que já governou o Ceará, a cidade garantiu ao pedetista uma vitória relevante, com 40% dos votos válidos. Seus oponentes, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, ficaram em segundo e terceiro, respectivamente com 34% e 19%.

Tags: Politica,Brasil
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.
2018 © Copyright. Todos os Direitos Reservados