Educação
Publicada em 18 de março de 2018 às 17:59:31. Atualizada em 18 de março de 2018 às 18:01:33.
Alunos de escola pública vendem rifas e instalam ar-condicionado nas salas
A ideia surgiu em 2015, com um verão de temperaturas extremas.
Por: Marcos André | Fonte: G1


Os alunos e professores da Escola Estadual Presidente Kennedy, em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, se cansaram de esperar por uma verba do estado para a instalação de ar-condicionado nas salas de aula. Com isso, decidiram vender rifas para realizar esse desejo.

A ideia surgiu em 2015, com um verão de temperaturas extremas. O aprendizado era dificultado pelo excesso de calor no local. “Como o Estado não possui verba para climatizar as escolas, resolvemos fazer por nós mesmos a ação”, conta a diretora Daniela Machado.



Os cinco mil estudantes do local começaram a vender as rifas em 2016. Cada aluno deveria vender um bloco de rifas, para assim, os equipamentos serem comprados. Os estudantes não alcançaram o valor total, com isso, o restante foi pago com uma grande economia feita pela escola.

“Nós poupávamos tudo o que podíamos e guardávamos parte da verba repassada pelo Estado para este fim. Só conseguimos o total da verba no final do ano passado”, explica a diretora.

Os 20 aparelhos foram instalados em dezembro de 2017 e os alunos puderam começar o ano letivo de 2018 bem mais confortáveis.

“A climatização era algo muito importante para os alunos, principalmente para aqueles que estudam nas nossas salas de madeira, onde o calor é muito forte. Para poder aprender, precisamos ter condições boas no ambiente, como a climatização”, completa Daniela Machado.

Tags: Cotidiano,Brasil
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.
2018 © Copyright. Todos os Direitos Reservados