Milhares de pessoas, seguidores e representantes políticos e do mundo do futebol deram hoje seu último adeus em Florença ao capitão da Fiorentina, Davide Astori, que faleceu no último domingo por conta de uma parada cardiorrespiratória.
O funeral foi realizado na Basílica de Santa Cruz, que reuniu uma verdadeira multidão para a despedida ao zagueiro, que levava em suas mãos diversas faixas como a que dizia: "Obrigado por tudo que nos deu".
Os torcedores da Fiorentina que estiveram às portas do templo estavam todos trajados com a camisa violeta da equipe italiana e levavam consigo bandeiras do clube. O corpo foi recebido com muita emoção e aplausos.
Antes do enterro, o cortejo fúnebre fez uma parada no estádio Artemio Franchi, casa da "Viola", e em cujo acesso foram dispostas camisestas e imagens do ídolo.
No funeral, que foi de caráter privado e oficiado pelo arcebispo de Florença Giuseppe Betori, teve a presença de companheiros de Fiorentina e diversos outros jogadores, como Gianluigi Buffon, que na última quarta-feira foi titular da Juventus na partida de volta das oitavas de final, contra o Tottenham, em Londres.
O técnico Massimiliano Allegri e o meia Claudio Marchisio, também da Juve, além do espanhol Borja Valero, da Internazionale de Milão e que atuou ao lado de Astori, também presenciaram o funeral.
Astori faleceu no domingo, em um hotel de Udine, onde a Fiorentina se reuniu para enfrentar a Udinese, pelo Campeonato Italiano. Ele foi encontrado já sem vida em seu quarto pelo massagista do clube.
A autópsia confrimou que a causa da morte realmente foi uma parada cardiorrespiratória. Uma investigação havia sido aberta para averiguar a possibilidade de um homicídio culposo.
A camisa 13, que utilizou Astori em suas passagens por Fiorentina e Cagliari, foi aposentada em ambos os clubes.
Tags: