Política
Dilma planeja pôr Tombini no Ministério da Fazenda
Na hipótese de uma antecipação, o presidente do Banco Central assumiria o Ministério da Fazenda
Publicada em 24 de abril de 2014 às 19:28:43.
Por: Marcelo Passos

O plano de voo da presidente Dilma Rousseff (PT) até a reeleição para eventual segundo mandato está traçado e não prevê trocas na equipe de governo, a menos que a situação econômica se deteriore, ameace a reeleição da presidente e exija uma resposta mais imediata do governo. Nesse caso, a petista decidiria por uma de duas alternativas: anunciar o nome do futuro ministro da Fazenda, no caso de ser reeleita, ou fazer a troca de pronto.

Em ambos os casos, o nome que está na prateleira da presidente é o do atual presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. A substituição de Guido Mantega por Tombini, a princípio, é prevista, no comando da pré-campanha, apenas para 2015.

Na hipótese de uma antecipação, o presidente do Banco Central assumiria o Ministério da Fazenda com o compromisso de permanecer em um novo governo Dilma Rousseff. O que não seria uma novidade: o deputado Ricardo Berzoini trocou uma reeleição garantida, em São Paulo, pelo Ministério das Relações Institucionais, com a garantia da presidente de que permanecerá no novo mandato, se ela for reeleita.

A diferença é que Tombini anteciparia a troca de posto, uma vez que sua nomeação para a Fazenda é esperada para o novo mandato. 

Essas são informações colhidas junto ao núcleo da campanha e do Partido dos Trabalhadores. Se confirmadas, Tombini seria o primeiro ministro da Fazenda desde 2003 sem uma ligação orgânica com o PT. Poderia se criar, aí, uma equipe econômica com perfil mais técnico e tendo uma solução interna para a sucessão no Banco Central. O nome mais citado para comandar a autoridade monetária, nesse caso, é o do diretor de Assuntos Internacionais, Luiz Awazu Pereira.

Especulações em torno dessas substituições não são propriamente novas. O novo é esses nomes estarem nos planos do núcleo que coordena a campanha pela reeleição de Dilma Rousseff.


Whatsapp PortalPE10 9 9974-3875 - Canal direto com nossa redação - Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você
Tags: Política,Brasil,
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.
2020 © Copyright. Todos os Direitos Reservados