Brasil

Whey protein ou feijão, o que é melhor para você?

O Whey Protein se tornou febre entre os frequentadores de academia. Uns comentam mais sobre ele na internet do que da importância da ingestão de água. O suplemento composto por proteínas do soro do leite é apresentado como solução para o ganho de músculos por ter aminoácidos não sintetizados pelo corpo humano.

Segundo o Globo Rural, não existem registros nacionais do consumo do produto de suplementação. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais (Abiad), 59% dos lares brasileiros têm, no mínimo, uma pessoa que consome qualquer suplemento alimentar e muitas das vezes sem orientação médica.

Só que uma novidade, explanada por um médico durante uma entrevista para o site afirmou também que o uso do whey sem orientação e sem frequentar a academia ou fazer algum tipo de atividade é quase indiferente.

Para ele um bom prato de feijão, de preferência acompanhado de arroz, garante os nutrientes essenciais. Ou seja: a concentração de vitaminas é a mesma e a construção dos músculos se torna mais barata se comparada a potes de whey que passam facilmente de R$ 100.

Médicos dizem que comer feijão é suficiente para quem não é atleta

Não há um estudo específico sobre o consumo do whey no país, mas segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais (Abiad), 59% dos lares brasileiros têm, no mínimo, uma pessoa que consome suplemento alimentar.

Para o José Ernesto dos Santos, professor sênior de clínica médica e nutrologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP), não, de jeito nenhum.

“O ser humano saudável precisa de 0,8 grama de proteína por quilo de peso. Um atleta amador, até 2 gramas por quilo. Isso significa que um adulto de 70 quilos, precisa de 140 gramas de proteína para a construção de músculos. Então, cinco colheres de feijão ao longo de todo o dia resolve.”

“O problema não é tomar whey, é deixar de consumir alimentos saudáveis, comer muitos processados e depois tomar o suplemento achando que está resolvido”, diz Santos. “Além disso, a quantidade e qual deles deve ser utilizado tem que ser definido por um nutrólogo ou nutricionista e não pelo educador físico da academia.”

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

PIX: governo publica MP que proíbe taxar ou cobrar valor adicional nos pagamentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou nesta quinta-feira (16) a medida provisória que…

40 minutos ago

Durante vistoria de ponte, sobrinho do prefeito de Altinho morre atropelado na PE-149

O sobrinho do prefeito Marivaldo Pena (PSB), de Altinho, no Agreste de Pernambuco, morreu após…

6 horas ago

Sargento da Polícia Militar morre após resgatar hóspedes em incêndio em hotel em Maceió

Um sargento da Polícia Militar do Distrito Federal morreu em um incêndio no hotel no…

6 horas ago

Calendário do PIS/Pasep 2025 é liberado; confira datas de pagamento mês a mês

A Caixa Econômica Federal inicia o pagamento do PIS/Pasep 2025 em 17 de fevereiro para…

7 horas ago

Delator do PCC foi executado por Policial militar da ativa aponta investigação

A Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo prendeu, na manhã desta quinta-feira…

7 horas ago

Azul e dona da Gol selam fusão para criar gigante na aviação brasileira

O grupo Abra, controlador das companhias aéreas Gol e Avianca, assinou um memorando de entendimento com a Azul com o…

8 horas ago

This website uses cookies.