
O WhatsApp começará a mostrar anúncios na seção Status, similar aos Stories do Instagram. Além disso, canais poderão cobrar pelo acesso a conteúdos exclusivos e pagar para ganhar mais visibilidade nas sugestões do app.
As mudanças, focadas na aba “Atualizações”, começam a ser implementadas nesta segunda-feira (16). Não haverá anúncios na aba “Conversas” e, segundo o WhatsApp, as mensagens não serão usadas para direcionar publicidade.
Ainda conforme o WhatsApp, seu número de telefone nunca será vendido ou compartilhado com anunciantes.
Como serão os anúncios no WhatsApp
Os anúncios no WhatsApp aparecerão entre os Status de contatos, na aba “Atualizações”. Embora não leia suas conversas, o app usará dados como os canais que você segue, interações com anúncios, modelo do celular, tipo de conexão, localização aproximada e informações da Central de Contas (Instagram, Facebook e WhatsApp) para personalizar a propaganda.
Conteúdo pago em canais
O conteúdo pago em canais será testado com um grupo limitado antes de ser liberado a todos. Administradores definirão os preços, com pagamentos feitos via Google e Apple, que cobram taxas. O WhatsApp terá que reforçar regras contra conteúdo ilegal para evitar que assinaturas financiem material indevido.

Propaganda vai aparecer no Status, área parecida com o Stories do Instagram. Segundo a plataforma, conversas não serão usadas para direcionar anúncios.