Durante a cerimônia de posse da nova presidente da Fundação Joaquim Nabuco, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) foi questionada pela plateia sobre a falta de merenda nas Escolas Estaduais.
As merendeiras já estão há 2 meses sem receber salários e cerca de 20 mil terceirizados da Educação foram atingidos pelo não pagamento dos salários.
O governo emitiu uma nota sobre os pagamentos de salários atrasados, alegando que “os pagamentos referentes ao mês de janeiro de algumas empresas terceirizadas responsáveis pela contratação de merendeiras já foram devidamente regularizados. Outros estão em fase de regularização”.
Ao ouvir o pedido de prioridade para a educação, a governadora falou “é sobre isso” e as manifestações da plateia cessaram. Raquel Lyra defendeu “fazer de Pernambuco um estado educador” e agradeceu a presença do ministro Camilo Santana. “Eu fico feliz de estar com alguém que sabe da luta diária da vida real da população”.
Durante a posse da nova presidente da Fundaj, Márcia Angela Aguiar, Raquel Lyra foi cobrada por um integrante da plateia por problemas em merendas das escolas estaduais. Ela respondeu “é sobre isso, sobre fazer PE num estado educador” e começou o discurso. pic.twitter.com/N1gkn16x5P
— PortalPE10 (@PortalPe10) March 3, 2023
O evento no qual a governadora Raquel Lyra foi questionada sobre as merendas foi a cerimônia de posse de Márcia Angela Aguiar.
Márcia é professora e doutora em educação e ficará no lugar de Antônio Campos, que foi demitido em 3 de janeiro deste ano.