Depois de uma polêmica que se arrastou durante pouco mais de uma semana, o influencer Agenor Tupinambá, de 23 anos, se despediu da capivara “Filó” nesta quinta-feira (27). Auxiliado por amigos, familiares e apoiadores da causa animal, o fazendeiro entregou o mamífero ao Ibama, em Manaus.
O animal foi levado em um avião da cidade de Autazes, a 113 km da capital amazonense, até o aeroclube de Manaus, onde agentes do Ibama aguardavam pela capivara.
O influencer, que aparece emocionado segurando o animal em um vídeo dentro do avião, se despediu dele nas redes sociais. “Seu verdadeiro habitat natural é meu coração”, escreveu.
Hoje eu manifesto a minha maior prova de amor pela Filó. É importante registrar que eu nunca fui contra e jamais impediria que a minha amada Filomena um dia se integrasse com um bando de capivaras para seguir sua vida. Foi justamente para isso que eu a salvei, cuidei e guardei um sentimento enorme no meu peito por ela”, completou.
Influencer entrega capivara ‘Filó’ ao Ibama, em Manaus: ‘Seu verdadeiro habitat natural é meu coração’ pic.twitter.com/SX4bO3PAqJ
— PortalPE10 (@PortalPe10) April 28, 2023
Embora tenha entregue ‘Filó’ ao Ibama, Tupinambá ainda precisará pagar as multas de mais de R$ 17 mil impostas pelo órgão. Ao site g1 Amazonas, o fazendeiro afirmou que pretende abrir uma “vaquinha” online nos próximos dias para arrecadar a quantia necessária.