Um helicóptero da Força Aérea da Colômbia retirou da densa selva de Guaviare as quatro crianças que foram encontradas após 40 dias de buscas. Em um vídeo publicado pelo Ministério da Defesa, observa-se como os menores foram resgatados por via aérea na noite desta sexta-feira, 9.
A localização do grupo foi anunciada horas antes pelo presidente colombiano, Gustavo Petro, nas redes sociais. Ele informou que equipes de resgate encontraram com vida as quatro crianças que estavam perdidas havia quarenta dias na selva amazônica, depois da queda do avião em que viajavam. Três adultos, entre eles a mãe das crianças, morreram no acidente provocado por uma falha mecânica.
“Uma alegria para todo o país! Apareceram com vida as 4 crianças que estavam perdidas havia 40 dias na selva colombiana“, escreveu Petro no Twitter, onde também publicou fotos dos quatro irmãos identificados como Lesly Jacobombaire Mucutuy, de 13 anos; Soleiny Jacobombaire Mucutuy, de 9 anos; Tien Noriel Ranoque Mucutuy, de 4 anos, e Cristin Neriman Ranoque Mucutuy, de 1 ano.
#AEstaHora comandos de la @FuerzaAereaCol sacan de la espesa selva a los 4 niños. El helicóptero 🚁 está a más de 60 mts de altura. Los árboles 🌳 son muy altos y la visibilidad es casi nula. Van al helipuerto habilitado en medio de la selva para esta operación.
Del helipuerto… pic.twitter.com/P7RYWDV9oi
— Mindefensa (@mindefensa) June 10, 2023