Brasil

VIDEO: Confusão e cadeiras arremessadas marcam assembleia de professores por reajuste de salários

Um acordo entre o sindicato Apeoc, representante dos professores e trabalhadores da educação básica no Ceará, e o Governo do Estado resultou em violência e tumulto, na noite de quinta-feira (4) no Ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza. Vídeos gravados por pessoas presentes no local mostram cadeiras sendo arremessadas, xingamentos, empurrões e muita confusão.

Durante a assembleia, estavam sendo discutidas propostas como o reajuste de salários de profissionais temporários em 7,3%, de efetivos estáveis em 10% a 15%, e de docentes com doutorado em 12% a 17%. Aposentados e professores em estágio probatório receberiam um aumento de 5,62%.

A categoria já cogitava entrar em greve caso os percentuais não fossem aprovados. No entanto, o que se viu foi uma cena de violência. Além das divergências em relação ao acordo com o governo, a confusão teria se intensificado após uma suposta agressão a uma professora que participava da assembleia.

A Apeoc emitiu uma nota repudiando a briga e afirmando que manterá o estado de greve. Segundo o sindicato, as atitudes violentas e ameaçadoras, assim como a restrição do direito de fala, foram práticas que resultaram em ataques à vida e à democracia.

“Nos momentos finais da Assembleia, os criminosos arremessaram diversas cadeiras e jogaram vários objetos contra as cabeças dos membros de nossa direção e demais pessoas, que estavam de costas se dirigindo à saída do Ginásio Aécio de Borba. As cenas lamentáveis e inadmissíveis de selvageria, que circulam nas redes sociais envergonham a nobre profissão que exercemos e maculam a imagem da categoria dos profissionais do magistério perante a sociedade”, relatou a Apeoc.

A entidade classificou os envolvidos como criminosos e afirmou que esses atos envergonham a categoria. A Apeoc também lamentou as cenas de selvageria que circulam nas redes sociais, ressaltando que elas mancham a imagem dos profissionais da educação perante a sociedade.

O sindicato finalizou informando que manterá o estado de greve e que uma nova assembleia será realizada. A Apeoc reforçou a importância de continuar buscando avanços na valorização dos profissionais da educação no estado.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Compras com cartões de credito e PIX: estados já recebem dados detalhados de pagamentos desde 2018

O governo federal não é o único ente federativo que tem acesso às movimentações financeiras dos contribuintes,…

2 horas ago

Testemunha descreve últimas palavras de delegado pernambucano morto a tiros em São Paulo

Uma testemunha que presenciou o assassinato do delegado da Polícia Civil, Josenildo Belarmino de Moura…

3 horas ago

Governo lança ‘Mais Professores’ e pagará bolsa de R$ 1.050 para futuros docentes

O governo do presidente Lula (PT) lançou nesta terça-feira (14) o programa Mais Professores, com…

13 horas ago

Delegado pernambucano de 32 anos é executado a tiros em plena luz do dia em São Paulo

Um crime ainda cercado de mistério. O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32…

13 horas ago

Governo Lula lança Mais Professores com bolsa de R$ 1.050 para futuros docentes

O governo do presidente Lula (PT) lançou nesta terça-feira (14) o programa Mais Professores, com medidas de incentivos…

16 horas ago

Ex ‘banheira do Gugu’,Luiza Ambiel escolhe fã para gravar conteúdo adulto: “Experiência nova e ousada”

A ex-banheira do Gugu, Luiza Ambiel, de 52 anos, escolheu um fã para gravar vídeos…

20 horas ago

This website uses cookies.