varejo
Em maio, as vendas no varejo cresceram 1,2% na comparação com o mês anterior. Os resultados do setor foram positivos em todos os meses deste ano e, com isso, o ponto mais alto da série histórica, que havia sido registrado em abril, foi deslocado para maio. No ano, a alta acumulada atingiu 5,6% e, em 12 meses, 3,4%. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (11/7) pelo Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Em 2024, o varejo registrou cinco pontos positivos. Esse desempenho dos últimos meses está muito focado em hiper e supermercados e artigos farmacêuticos, que também atingiram seus níveis máximos em maio”, diz Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE. “Com isso, o acumulado do ano está em 5,6%, enquanto, por exemplo, quando observamos todo o ano de 2023, o acumulado foi de 1,7%.”
Cinco das oito atividades pesquisadas ficaram no campo positivo em maio. Entre elas, as principais influências sobre o resultado geral foram exercidas por hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,7%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%).
“O resultado positivo foi bem disseminado, com apenas três atividades com queda. As de maior peso, como hiper e supermercados, artigos farmacêuticos e outros artigos de uso pessoal e doméstico cresceram”, afirma Santos. “Além disso, houve questões conjunturais, como o aumento das vendas do setor de vestuário mais focadas em calçados.”
Concessão de crédito
O pesquisador cita ainda outros fatores que influenciaram os resultados do varejo. “Em maio, houve, por exemplo, o aumento da concessão de crédito para pessoa física e o crescimento da massa de rendimento e do número de pessoas ocupadas”, diz. “São fatores que levam a esse resultado global maior do que o registrado em 2023.”
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre…
Uma enfermeira identificada como Ana Beatriz Cavalcante (foto em destaque), de 29 anos, foi assassinada com um tiro…
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes agradeceu ao presidente Lula (PT) pelo empenho para o fim das…
O governo Donald Trump retirou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal),…
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12), em Brasília, a Operação Transparência, que apura suspeitas…
O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto, anunciou…
This website uses cookies.