Brasil

Veja como tirar a nova Carteira de Identidade Nacional

Há um ano, o governo brasileiro lidera uma verdadeira força-tarefa, junto aos estados e ao Distrito Federal, pela emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento, com a primeira versão em papel gratuita, unifica o Registro Geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do CPF, além de estar disponível on-line e com QR Code na conta gov.br. Confira abaixo o que é preciso para tirar o novo documento de identificação.

Documentos necessários
O cidadão que quiser obter a nova Carteira de Identidade deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento, seja em formato físico ou digital.

É possível, ainda, inserir números de documentos na CIN, como a Carteira de Motorista, Número de Identificação Social-NIS, entre outros. Para isso, a pessoa deve comprovar a custódia do que desejar colocar.

Onde emitir
A emissão do documento pode ser agendada nos Institutos de Identificação dos estados e do DF. Em seu portal oficial, o governo oferece uma lista de links para agendamento por localidades.

Não é necessário emitir a CIN na Unidade Federativa em que o cidadão nasceu ou reside.

– PUBLICIDADE –

Serviço gratuito
A primeira via da CIN e as renovações, em papel e em formato digital pelo aplicativo gov.br, são gratuitas, de acordo com a Lei 7.116/83. A segunda via, porém, é paga e a taxa varia de estado para estado.

Caso o cidadão deseje a opção em policarbonato (plástico), haverá cobrança por parte do órgão emissor.

Vantagens
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos promete impulsionar a emissão da CIN, tida como uma virada de chave para redução de fraudes e golpes, além de representar avanços econômicos e de políticas públicas no país.

Mais de 17,3 milhões de unidades já foram emitidas, e a projeção da Secretaria de Governo Digital (SGD) é que até o fim de 2026 cerca de 130 milhões de brasileiros a tenham em mãos e na nuvem — quase dois terços da população.

A ideia de um único número e modelo de documento de identificação para os 27 estados é que seja o pontapé inicial para a criação de um banco de dados robusto da população, que permita fazer cruzamentos de dados que tornem as políticas públicas e os benefícios sociais mais eficazes.

Obrigatoriedade até 2032
A CIN passa a ser obrigatória a partir de fevereiro de 2032, e pessoas com 60 anos ou mais terão a opção de não mudar o documento. Ela vai substituir definitivamente o antigo RG (Registro Geral), com mudanças entre as duas versões, como a troca da digital do polegar por um QR Code.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Compras com cartões de credito e PIX: estados já recebem dados detalhados de pagamentos desde 2018

O governo federal não é o único ente federativo que tem acesso às movimentações financeiras dos contribuintes,…

3 horas ago

Testemunha descreve últimas palavras de delegado pernambucano morto a tiros em São Paulo

Uma testemunha que presenciou o assassinato do delegado da Polícia Civil, Josenildo Belarmino de Moura…

4 horas ago

Governo lança ‘Mais Professores’ e pagará bolsa de R$ 1.050 para futuros docentes

O governo do presidente Lula (PT) lançou nesta terça-feira (14) o programa Mais Professores, com…

14 horas ago

Delegado pernambucano de 32 anos é executado a tiros em plena luz do dia em São Paulo

Um crime ainda cercado de mistério. O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32…

14 horas ago

Governo Lula lança Mais Professores com bolsa de R$ 1.050 para futuros docentes

O governo do presidente Lula (PT) lançou nesta terça-feira (14) o programa Mais Professores, com medidas de incentivos…

17 horas ago

Ex ‘banheira do Gugu’,Luiza Ambiel escolhe fã para gravar conteúdo adulto: “Experiência nova e ousada”

A ex-banheira do Gugu, Luiza Ambiel, de 52 anos, escolheu um fã para gravar vídeos…

21 horas ago

This website uses cookies.