
Muito aguardada pelas famílias, a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) — principal causador da bronquiolite em bebês — começará a ser distribuída na rede pública na segunda quinzena de novembro. O anúncio foi feito na última quarta-feira (10/9) quando o ministro da Saúde Alexandre Padilha assinou uma parceria para produzir o imunizante no país.
Com isso, o Brasil passará a produzir o imunizante, garantindo a sua oferta no Sistema Único de Saúde (SUS). As primeiras 1,8 milhão de doses adquiridas por meio do acordo envolvendo o Instituto Butantan e a farmacêutica Pfizer serão entregues até o fim deste ano.
Como funciona a vacina contra o VSR?
A vacina contra o VSR destinada às gestantes — produzida pela farmacêutica Pfizer — tem como objetivo proteger o bebê antes mesmo do nascimento. Ao ser aplicada durante a gravidez, o imunizante estimula o organismo da mãe a produzir anticorpos que atravessam a placenta e chegam ao bebê, oferecendo imunidade nos primeiros meses de vida — período em que ele corre maior risco de complicações graves por causa do vírus, como bronquiolite e pneumonia.









