Foto: Reprodução Internet
O imunizante SpiN-TEC contra a Covid-19 poderá ser a primeira vacina totalmente idealizada e produzida no Brasil. O imunizante, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), já completou a fase de testes em animais e agora aguarda autorização da Agência Nacional de Saúde (Anvisa) para iniciar os testes em humanos. Os dados sobre a fórmula foram publicados na revista científica Nature Communications e divulgados nessa segunda-feira (29).
“Já existem trabalhos mostrando que a resposta das vacinas atuais contra a variante Ômicron é pouco efetiva, daí a importância de desenvolvermos novas soluções que ataquem esta e outras variantes“, explica o professor Ricardo Gazzinelli, do Instituto de Ciências Biológicas e um dos pesquisadores responsáveis pela SpiN-TEC. Ele afirma que, ao contrário das vacinas estrangeiras, o imunizante da UFMG pode ser mantido em temperatura ambiente, tem custo baixo e alta estabilidade.
De acordo com os pesquisadores, a vacina induz uma ótima resposta dos linfócitos-T contra as variantes tradicional e Ômicron, agindo contra várias partes do vírus, em vez de atingir apenas um de seus segmentos, como é o caso das vacinas atuais. Os linfócitos-T são células imunológicas que defendem o organismo contra ameaças virais.
“As vacinas de Covid-19 em uso geram respostas de anticorpos neutralizantes. Já a SpiN-TEC foi desenvolvida para induzir uma resposta dos linfócitos-T, ou seja, ela gera um ataque contra várias partes da molécula do vírus, e não apenas contra um de seus segmentos, como ocorre com as fórmulas atuais”, ressalta o cientista ao indicar como o método de produção diferenciado torna a SpiN-TEC mais efetiva contra mais variantes.
Os pesquisadores esperam que o início das fases clínicas – ou seja, em humanos – comece em setembro. Gazzinelli afirma que a intenção é que o imunizante seja uma dose de reforço. “Os voluntários do grupo-controle vão receber a vacina da AstraZeneca. Depois vamos comparar a produção de anticorpos neutralizantes, anticorpos totais contra o Sars-CoV-2 e a resposta de linfócitos T”, explicou o pesquisador, em comunicado à imprensa.
Segundo divulgação da UFMG, a SpiN-TEC poderá ser a primeira vacina humana 100% desenvolvida e produzida no Brasil, e as tecnologias usadas podem ser adaptadas para vacinas que combatem outros agentes virais.
Existe apenas uma outra vacina contra a Covid-19 desenvolvida no Brasil, que utiliza a tecnologia de RNA mensageiro — na fórmula, o código genético do vírus dá instruções para que as células do corpo construam uma resposta viral e gerem anticorpos. O imunizante já está na fase 1 de testes em humanos e está sendo desenvolvido na Bahia, pelo Senai Cimatec, em parceria com a empresa norte-americana HDT Bio Corp.
*As informações são do Metrópoles.
A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que reúne duas mudanças principais: permite ao juiz,…
A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (26) uma nova descoberta de petróleo no campo de Marlim…
Acidentes envolvendo transporte coletivo seguem como um dos principais desafios de segurança em diversas partes…
Para as eleições de 2026, os partidos políticos têm até 15 de agosto para registrar os nomes…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou, nesta quarta-feira, 25 de março,…
Uma sucuri foi filmada capturando um cachorro em uma fazenda localizada em Fátima do Sul,…
This website uses cookies.